Você está aqui: Notícias > Guaíra: ‘Unipar Itinerante’ é levado à fronteira
Guaíra: ‘Unipar Itinerante’ é levado à fronteira
Publicado em: 30/06/2010 às 17:00
A ação social foi desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e realizou mais de dois mil atendimentos
Mais uma vez a Universidade Paranaense cumpre com seu papel de responsabilidade social levando o projeto ‘Unipar Itinerante’ à comunidade. Desta vez, os beneficiados foram motoristas e passageiros que cruzaram a tríplice fronteira (Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai).
O evento aconteceu no Posto de Fiscalização João Ribas Maia e foi realizado pela UNIPAR e Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Com proposta de promover qualidade de vida, oferecendo serviços gratuitos de conscientização e prevenção da saúde, o projeto mobilizou equipes dos cursos de Pedagogia, Farmácia, Biologia, Odontologia, Gestão Ambiental, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Estética dos Campi de Umuarama, Guaíra e Toledo.
Durante todo o dia, os alunos realizaram testes de glicemia e de esforço físico, aferição da pressão arterial, avaliação facial e massagem relaxante. Também prestaram orientações sobre saúde no trânsito e prevenção do câncer de pele e bucal. A questão da preservação ambiental foi ressaltada com conscientização sobre separação e reaproveitamento do lixo reciclável e distribuição de saquinhos de coleta de lixo para veículos.
As atividades também atenderam os filhos dos motoristas, que receberam orientações sobre a forma correta de escovar os dentes e se divertiram na área de recreação.
Foram feitos mais de dois mil atendimentos. O ‘Unipar Itinerante’ existe desde 2005, sob coordenação do Prove (Programa de Valorização da Educação) e DCSU (Diretoria de Comunicação Social Universitária), órgãos ligados à DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação).
A chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar, acompanhou as atividades. Ela diz que os resultados atingiram os objetivos. “Foi um dia movimentado, onde todas as equipes trabalharam com harmonia, realizando um trabalho técnico de excelente nível”, disse, acrescentando que ações como essas são importantes para aumentar, ainda mais, a boa relação que a UNIPAR mantém com a comunidade.
“Essa interação leva nossas equipes a exercitar, além dos conhecimentos, o senso de solidariedade, fundamental para a proposta de educação da Universidade Paranaense que carrega em suas estruturas curriculares a preocupação também com o ensino humanitário”.