Você está aqui: Notícias > Umuarama: Seminário de Ciências Contábeis aborda táticas para superar a crise econômica
Umuarama: Seminário de Ciências Contábeis aborda táticas para superar a crise econômica
Publicado em: 09/11/2015 às 15:20
Assunto foi discutido pelo professor da Unipar, Celso Ferrari Junior
O Brasil está passando por uma das suas piores crises, um período de total instabilidade econômica e política, onde a ordem é economizar. Esse foi o foco principal da palestra ‘Crises ou Oportunidades: Como agir neste momento turbulento?’, que guiou o 9º Seminário de Gestão Estratégica de Custos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama.
O tema foi ministrado pelo professor Celso Ferrari Junior, que é professor em diversos cursos da Unipar e deu dicas de como atravessar essa fase turbulenta na economia. “Neste momento delicado, em que o consumo está bastante reduzido, as empresas devem buscar seus diferenciais competitivos. Um deles é trabalhar suas estruturas de custos, a fim de poder apresentar ao cliente preços mais acessíveis e, consequentemente, lucro sobre a comercialização de seus produtos”, aconselha o docente. “E aquelas que querem se manter no mercado, se destacar no seu ramo de atividade, precisam pensar estrategicamente, tendo como alvo a inovação, a criatividade, adotando uma mentalidade empreendedora”, alerta.
Em suas palavras, Ferrari fez uma abordagem da visão do contador no enfrentamento dos problemas que afetam a economia brasileira. “O contador precisa ser visionário, preceder o que vai acontecer a longo prazo; para isso, é necessário buscar o conhecimento sobre o mercado e, principalmente, elaborar uma nova postura para o profissional da área empresarial”.
Durante o Seminário, os participantes também trocaram informações com o ex-aluno Fernando Graci, que voltou à Unipar para contar sobre sua vida acadêmica e profissional, focando os obstáculos e dificuldades, suas realizações e sucesso na carreira escolhida.
Organizado pela equipe do projeto de extensão universitária Lacus (Laboratório de Ambiência em Custos), o encontro reuniu cerca de 500 estudantes, professores e profissionais. A abertura foi abrilhantada com apresentação artística do aluno do curso, Julio Cesar.
Para o coordenador do projeto, professor Gervaldo Campos, o Seminário atingiu os objetivos. “Além de abordar a importância da eficiência na gestão dos custos de produção neste momento tão delicado da economia brasileira, o encontro também promoveu o contato com a prática, aproximando os estudantes da realidade profissional”.
“A atividade propiciou reflexão perante um dos componentes mais importantes dentro da gestão empresarial: os custos. E o tema foi abordado com propriedade e exemplos práticos pelo professor Celso, que enfatizou as ferramentas na redução estratégica de custos, um dos pontos principais para a empresa que quer driblar esta turbulência que vivemos no mercado” completou o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana.
Na ocasião, foi entregue para o estudante Cristiano Moreira, do curso de Engenharia Agronômica, a chave de uma Honda Bis, que ele ganhou no sorteio de uma promoção realizada pela turma do 2º ano B de Ciências Contábeis.