Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de História produz documentário sobre a Revolução de 1924
Cascavel: Curso de História produz documentário sobre a Revolução de 1924
Publicado em: 06/11/2015 às 15:30
O projeto ‘Memória Viva’ existe há três anos; nesta edição, cenas foram gravadas em Catanduvas, com relatos dos pioneiros
Por definição, a extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma inseparável e possibilita a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. A Universidade Paranaense – Unipar investe nesta linha do desenvolvimento educacional.
Um dos projetos em desenvolvimento na Unidade de Cascavel é o ‘Memória Viva’, produzido pelo curso de História. Realizado com sucesso nos anos anteriores, este ano tem como fonte histórica os pioneiros do munícipio de Catanduvas.
À frente desta produção historiográfica estão os professores Leodefane Bispo e Fausto Irschlinger. O trabalho, que integra acadêmicos do curso e conta com a parceria da prefeitura de Catanduvas, será mais um instrumento didático-pedagógico utilizado nas escolas municipais e estaduais. O lançamento do documentário está programado para o próximo mês.
Segundo os docentes, o objetivo do documentário é divulgar um dos maiores episódios históricos ocorridos na Região Oeste do Paraná - a Revolução de 1924, omitida por muitos motivos. “O fato consta em vários livros já publicados, como um capítulo do ‘Tenentismo’, iniciado dois anos antes da Revolução”, lembra Bispo.
O professor destaca, ainda, que sua importância não teve o devido reconhecimento, já que representou um período sangrento que iniciou na cidade de São Paulo e se estendeu para o interior do Paraná, onde a cidade de Catanduvas protagonizou o conflito entre as tropas legalistas do governo vigente de Arthur Bernardes e os revoltosos.
No desenvolvimento do projeto, há inúmeros envolvidos com o movimento, direta ou indiretamente; destacam-se o professor Alberto Rodrigues Pompeu e o jornalista e historiador Adelar Paganini, secretário de Cultura do município, responsável pelo convite e parceria com a Universidade.