Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudantes de Moda traduzem referências culturais em looks
Umuarama: Estudantes de Moda traduzem referências culturais em looks
Publicado em: 06/11/2015 às 17:00
Peças foram confeccionadas em duas versões: com tecido e com material alternativo, como papel e lona plástica
Professores lançaram o tema – O mundo e sua diversidade no vestir – e os estudantes se esforçaram para fazer bonito na passarela do desfile realizado pelo curso de Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade-Sede. O desafio, proposto na disciplina Pesquisa e Criação em Moda, foi para a turma do primeiro ano.
Partindo de estudos sobre a diversidade cultural, as peças apresentadas (ao todo, 28) foram criadas com referências nos mais diferentes locais e culturas do mundo, como Egito, Grécia, Escócia, Índia, África do Sul e México.
Cada grupo de alunos preparou dois looks: o convencional, com tecido, e o mesmo modelo em material alternativo (como papel, lona plástica e outros apetrechos para incrementar as peças). “Desta forma levamos o aluno a um bom exercício de criatividade, que é a base do processo da Moda”, diz o titular da disciplina, professor Gilberto Alves.
Os estudantes Heoran Teixeira e Diego Vinicius produziram lingerie, com inspiração na Estátua da Liberdade, dos Estados Unidos, na águia, um dos símbolos do país americano, e nas modelos angels, do Fashion Week. “Para deixar os looks mais atraentes na passarela, acrescentamos asas, coroa e tocha; adoramos o resultado e nossa proposta foi passar a mensagem de que todas as mulheres têm seu lado sensual”, diz Heoran.
Cores, formas e volumes deram o tom ao trabalho, aplaudido por um público atento: cerca de 200 pessoas assistiram ao desfile, realizado no pátio das colunas da Unipar. “As equipes conseguiram expressar estilo, além das habilidades técnicas de cada um; foi um trabalho exemplar”, elogia a coordenadora do curso, professora Marianna Oliveira.
Ela lembra que o processo foi longo: as equipes idealizaram, desenharam, cortaram, costuraram e vestiram as modelos para a exibição, no dia do desfile. Estudantes de Estética e Cosmética deram uma força, maquiando e fazendo os penteados das modelos.
O diretor geral da Unidade-Sede da Unipar, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora de Planejamento Acadêmico da Unipar, professora Sônia da Costa prestigiaram o desfile. Também estava na plateia a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Cláudia Mika.