Umuarama: Muita sensação e arrojo na 1ª Jornada Audiovisual da Unipar
Publicado em: 06/11/2015 às 14:10
Palestras, projeções de filmes e calorosa noite de premiação fizeram parte da programação, voltada a aprofundar, valorizar e praticar conhecimentos teóricos da comunicação
Durante quatro noites, estudantes, ex-alunos, professores e profissionais se reuniram na 1ª Jornada Audiovisual, promovida pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. O evento reuniu mais de 200 participantes (de 28/09 a 01/10).
O evento foi interdisciplinar, ligando todas as séries, focando debates e projeções de vídeos. “O objetivo era discutir fundamentos da linguagem audiovisual por meio de palestras e mostras de vídeos, buscando desenvolver a criatividade dos alunos e o pensamento sobre questões ligadas ao audiovisual”, explica o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva. Segundo ele, a meta foi cumprida.
Desde o começo do ano os acadêmicos de PP estão envolvidos com produções e linguagens audiovisuais, como curtas metragens, clipes e filmes. E como trabalho bimestral, os do segundo ano foram desafiados a trabalhar adaptações de grandes nomes do cinema e produção de um curta com tema livre. “Nesse evento, todos puderam assistir o resultado final, que foi muito bom”, elogia o coordenador.
Na primeira noite aconteceu a apresentação das projeções dos filmes de adaptações e a mostra do ‘Festival de Monólogos’, atividade desenvolvida pelos alunos do 1º ano.
Na noite seguinte, as turmas forma contempladas com a palestra ‘Cinema e estudos Queers: interlocuções para potencialização das diferentes formas de existência’, ministrada pelo psicólogo Rogério Mello. Na sequência, entrou na programação a projeção dos filmes livres, feitos pelos acadêmicos do 2º ano, na matéria de Linguagem de Som e Imagem.
Uma palestra também abriu os trabalhos da terceira noite: a profissional de marketing e design gráfico Janiclei Mendonça abordou ‘Identidade e consumo no cinema de animação’. “Esse tema é muito curioso no mundo da publicidade, pois é a área de criação que retira grande conhecimento e o limite que o ser humano consegue alcançar para se ter criatividade”, destacou.
Para o encerramento da Jornada, os organizadores reservaram a apresentação de um documentário sobre a história do pioneiro da comunicação em Umuarama, Lucio Pepino. E o momento mais aguardado pelos alunos produtores: a grande ‘Cerimônia de Premiação’ dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos. Os dois grandes destaques foram os filmes ‘Helena’ (adaptação) e ‘O Silêncio de Agatha’ (vídeo livre).
Ao final houve coquetel de confraternização. A organização do evento ficou a cargo dos acadêmicos do 2º ano.
Em paralelo aconteceu a premiação do ‘Festival de Monólogos’ e do ‘Festival de Radionovelas’, atividades coordenadas pela professora Sônia Moro. Os dois festivais acontecem há anos no curso e buscam estimular a criatividade e a produção de textos dos acadêmicos. “O festival de monólogos marca a entrada dos acadêmicos no curso, dando o marco inicial em suas vidas acadêmicas; já a radionovela seria uma coletânea de tudo o que aprenderam sobre a língua portuguesa e publicitária”, explica a professora. “A cada ano me surpreendo com a criatividade desses alunos”, elogia.