Cascavel: Palestra com o ex-reitor da UEL foca o exercício da cidadania
Publicado em: 30/06/2010 às 14:00
Para funcionários e professores do Campus, o doutor Wilmar Marçal falou sobre ‘Motivação, ética e sucesso profissional’ e para acadêmicos abordou o tema ‘Empreendedorismo’
A convite da Diretoria de Assuntos Comunitários da Universidade Paranaense – UNIPAR, o ex-reitor da UEL, doutor em Medicina Veterinária, professor Wilmar Marçal, ministrará palestra nos sete Campi da Instituição, para funcionários, professores e formandos dos mais de cem cursos oferecidos.
Em Cascavel, a diretora do Campus, professora Débora Venturin, recepcionou o professor e, com os colaboradores, prestigiou a palestra, que ficou a cargo do Pró-Magister (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior) e do PROVE (Programa de Valorização da Educação). O tema abordado foi ‘Motivação, ética e sucesso profissional’, assuntos que envolvem um conjunto de técnicas e estimulam comportamentos construtivos.
“O espírito de liderança está dentro de você. Saber que você é líder é muito importante”. Foi com esta afirmação que o professor começou a sua palestra. Logo no início, o doutor destacou a importância de se ter uma vida regrada, de acreditar em um Ente Supremo, respeitar a hierarquia e saber que tudo vem no tempo certo.
Segundo Marçal, o homem caminha para o individualismo e a tecnologia, principalmente o computador contribui para a evolução da perda de hábitos e costumes. “Extremamente temos virtudes confinadas. Frente à tela de um computador ou televisão esquecemos o relacionamento e a afetividade”, disse.
Diante desta tendência, aconselhou a preservação dos bons relacionamentos e da convivência em coletividade: “A vida não tem segredos; tem desafios que se não enfrentados perpetuam outros problemas. Uma boa conversa não se pode deixar de fora”.
Assim também são os valores familiares: “É muito importante saber escolher sua referência, ter caráter e nome limpo”. Outro conselho foi não dar bola para fuxico e propagar o bem, porque o mal produz endorfinas do mal, hormônio que causa uma série de doenças: “Mostre que tem alegria para compartilhar e comece varrendo a calçada de casa”.
Ministrada à noite, a palestra para formandos teve outro foco: ‘Empreendedorismo’. Ter boa ambição. Esta foi uma das palavras-chaves da mensagem do professor: “O jovem precisa querer aprender sempre mais, atualizar-se para o mercado, ter conhecimento especializado da área em torno do aprendizado”.
Segundo o doutor Marçal, antes de tudo, para ser empreendedor o ser humano deve manter princípios de cidadania, ser transparente, esperar que as coisas aconteçam em tempo real, ter autodisciplina e determinação aliadas à sabedoria.
“E agora?” A pergunta feita pela maioria dos jovens recém-formados também entrou no rol de argumentos do palestrante. “Agora, é você e sua sustentabilidade, você e sua profissão”, responde o professor. “Dê o melhor de si, exerça seu trabalho com retidão, honestidade, cumpra o juramento feito na sua colação de grau e seja exemplo para a sociedade”, estimulou o ex-reitor, responsável pelo veto da formatura dos acadêmicos de Medicina que ‘comemoraram’ aterrorizando pacientes de um hospital de Londrina com bombas.
“O filho não pode ser criado sem limites, sem conhecer o valor das coisas. Deve ser criado referenciando heróis e não ídolos”, disse, afirmando que para ser bom profissional e ter credibilidade, é preciso ser bom filho, bom marido e bom cidadão: “Qualquer que seja a profissão faz-se necessária a separação do lixo, controle racional da água e constante atualização”.
O professor também esclareceu que os principais motivos da evasão escolar são escolha errada, drogas ou bullying (ato de violência física ou psicológica, intencional e repetido, com o objetivo de intimidar ou agredir). Segundo Marçal, o candidato deve saber que a escolha da profissão é ele quem faz, não seu pai.
“O maior anseio na colação é ser feliz no exercício da profissão”, lembra, ratificando que o bom profissional cumpre seu horário com disciplina. Em uma dinâmica, utilizando despertador, bola de vôlei, garrafa de cerveja e bengala, demonstrou que para ser um campeão é preciso acordar cedo, ter determinação, impor limites e respeitar as pessoas mais velhas que são sinônimos de sabedoria.
“Tratar as pessoas decentemente e com respeito é mostrar que, além de casa você, tem um lar”, completou.
A aula de boas maneiras agradou aos participantes. A acadêmica Jennifer Cordeiro Boryça, 3º ano de Moda, diz que falar de motivação é maravilhoso: “É bom lembrar que disciplina, determinação, limite e sabedoria são palavras-chaves para a vida, para o sucesso pessoal e profissional. A palestra organizada pela UNIPAR foi de grande valia. É de fato, deveras, que o bom profissional precisa ser cidadão e escutar quem tem experiência de vida e luta por uma geração melhor”.