Você está aqui: Notícias > Toledo: Unipar adere ao Outubro Rosa com programação especial
Toledo: Unipar adere ao Outubro Rosa com programação especial
Publicado em: 03/11/2015 às 15:40
Agenda incluiu palestra e atividades recreativas para colaboradoras
A importância da prevenção e dos cuidados com a saúde da mulher foi o centro das discussões num evento da Universidade Paranaense, unidade de Toledo, na quinta-feira, 29, durante toda a tarde. Por iniciativa do Programa Institucional de Atenção ao Estudante (PIAE), funcionárias de todos os setores administrativos da Instituição e professoras foram convidadas.
Elas participaram de uma palestra e de atividades recreativas , promovidas com o intuito de alertar sobre doenças como o câncer de mama e de colo de útero, que são os mais frequentes entre as mulheres, além de promover uma maior integração entre as colaboradoras. A programação marcou a adesão da Unipar ao programa Outubro Rosa.
“Sentimos a necessidade de fazer este trabalho. Mais de 90 por cento dos nossos funcionários são mulheres. Além da prevenção, a atividade proporcionou maior integração entre as participantes, o que certamente vai contribuir para um ambiente melhor de trabalho e mais qualidade de vida para nossas colaboradoras”, comentou a coordenadora setorial do PIAI, Quesia Cristina Dias.
Depois da palestra, as funcionárias participaram de brincadeiras, sorteio de brindes, desfile de moda e de um café, no quiosque da Universidade.
“É uma iniciativa muito importante e alerta as mulheres sobre a necessidade de cuidados, da prevenção, independente da idade. Como a maioria dos funcionários é mulher, nada mais oportuno que organizar esta programação especial, voltada para elas, e incentivando a fazer os exames preventivos para manter a saúde em dia”, observou a secretária acadêmica Setorial, Roseli Dal Piva.
A enfermeira Ana Carolina Pasini, ex-aluna da Unipar, hoje funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre os cuidados que a mulher deve tomar para prevenir o câncer de colo e de útero e a importância de fazer os exames periodicamente.
“O Outubro Rosa foi muito bem aceito pelas mulheres”, enfatizou. Neste período, disse ela, aumenta muito a procura nos postos de saúde por exames preventivos e por conta disso as unidades fizeram plantões e defiram horários extras de atendimento, para dar condições a todas as mulheres de fazer ou agendar os seus exames preventivos.
Ela frisou que eles são muito importantes, pois permitem identificar precocemente o câncer de colo de útero e de mama, aumentando as chances de cura. Cerca de 90 por cento destas doenças podem ser curadas, se identificadas e tratadas precocemente. “É importante diagnosticar o quanto antes e iniciar o tratamento em tempo hábil; quando identificado e tratado precocemente, cerca de 90 por cento dos casos são totalmente curados”, aconselhou.
“Foi uma tarde diferente, um momento para as nossas colaboradoras refletirem sobre a necessidade de atenção e cuidados permanentes com a saúde, além de ser um momento de descontração e integração entre as funcionárias, considerando também as peculiaridades da universidade em Toledo, que tem a sua sede dividida em dois locais”, comenta Quésia. Segundo ela, a aceitação foi muito positiva e as funcionárias gostaram bastante, tanto pelo fato de receber informações sobre a prevenção do câncer, como por passar uma tarde diferente, de integração e descontração.