Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudante de C Contábeis apresenta trabalho no Simpósio Internacional da USP
Umuarama: Estudante de C Contábeis apresenta trabalho no Simpósio Internacional da USP
Publicado em: 03/11/2015 às 14:30
No 23º Siicusp, Diego Vinicius Tápia falou sobre ‘O Capital Intelectual e os Métodos de Mensuração’
Além de alunos de Direito, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, também marcou presença em um dos mais importantes eventos de pesquisa do país, o 23º Siicusp – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Universidade de São Paulo). A graduação foi representada pelo estudante Diego Vinicius Tápia, do 2º ano B.
O evento foi realizado em todos os Câmpus da USP, entre os dias 24 de agosto e 14 de outubro, e contou com a participação de mais de cinco mil pesquisadores de instituições de ensino de todo o Brasil e do exterior, que assistiram e apresentaram resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas em diversas áreas do conhecimento.
Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, o futuro contador apresentou o tema ‘O Capital Intelectual e os Métodos de Mensuração’, resumo do seu trabalho de pesquisa realizado no PIC (Programa de Inciação Científica) da Unipar, do qual é bolsista.
“É um estudo que visa definir o que é capital intelectual, mediante pesquisa bibliográfica, bem como identificar seus principais métodos de avaliação, utilizados para converter em expressões numéricas e monetárias os atributos intelectuais capazes de produzir resultados positivos para as empresas, de forma a mensurar seu valor de mercado”, explica o estudante, ressaltando que a participação no evento oportunizou a integração e troca de conhecimento com acadêmicos de outras instituições.
“É um encontro de grande nível de conhecimento, onde se concentra excelentes pesquisadores de temas contemporâneos e relevantes para a sociedade. Portanto, a contribuição deles para o nosso crescimento é enriquecedor, o que eleva o nosso senso-crítico e agrega valor à nossa formação acadêmica”.
O estudante enfatiza ainda que os trabalhos apresentados foram avaliados por uma comissão formada por docentes, pesquisadores doutores e alunos de doutorados. Os temas que receberam melhor avaliação, cerca de 15%, foram selecionados para a Mostra de Destaques, que fez parte da segunda fase do Siicusp.