Você está aqui: Notícias > Toledo: Acadêmica da Unipar participa de concurso da Tok&Stok
Toledo: Acadêmica da Unipar participa de concurso da Tok&Stok
Publicado em: 30/10/2015 às 16:00
Josyane Freitas projetou uma cadeira, tema proposto para o concurso, com design contemporâneo; evento inscreveu 600 estudantes do Brasil
A acadêmica Josyane Azambuja de Freitas, aluna do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Toledo, orientada pela professora Andréa Cristina de Lemos Becker, foi uma das participantes do 10º Prêmio Tok&Stok de design universitário, com o tema cadeira.
Para a professora, que também incentiva a participação de outros estudantes em concursos, este foi um grande desafio, já que a cadeira talvez seja o objeto mais estudado e projetado do design e da arquitetura.
O modelo proposto de cadeira tem design contemporâneo, formas ergonômicas, confortáveis e utiliza materiais recicláveis para que possa ser comercializado com um preço bastante competitivo. Seguindo uma composição de curvas no assento, encosto e apoios, promove maior conforto e ergonomia, explica a estudante.
O assento e o encosto têm forma oval. O revestimento do assento escolhido é o couro ecológico amarelo, material confortável para climas quentes ou frios, fácil de higienizar, além de relembrar a cor utilizada na cadeira Innovator, quando do lançamento da marca no vão do MASP.
Os apoios, em alumínio, são leves visualmente e fáceis de mover, descreve a estudante: “A forma sinuosa frontal se harmoniza com o assento e o encosto e, após apoiar-se no chão, cruza os dois pés na parte posterior da cadeira, em forma de ‘X’, finalizando como uma linha única no encosto e inspirando o nome da cadeira BambuX. O bambu dá a forma simplificada das estruturas dos pés”.
Conforme a professora Andréia, que diz estar lisonjeada por ter orientado a estudante, somente a participação foi muito importante e serviu de grande aprendizado. “Mesmo que a Josyane não tenha sido selecionada entre as finalistas, somente a participação foi um grande desafio e serviu de aprendizado. Ao participar de concursos como este, o aluno se sente desafiado, obrigado a pesquisar materiais, formas, entre outras questões, que contribuem para o seu aprendizado e desenvolvimento profissional”, diz ela.
“Se não ganhou, não tem problema, valeu a pesquisa, o aprendizado, o despertar do interesse pela profissão”, completa a professora. O 10º Prêmio Tok&Stok de design universitário contou com a participação de mais de 600 inscritos em todo o país.