UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Curso de Direito leva acadêmicos ao Simpósio Internacional da USP

Publicado em: 28/10/2015 às 16:30

Os estudantes da Iniciação Científica da Unipar apresentaram sete trabalhos no Siicusp

Estudantes com certificados de participação do evento
Acadêmicos do curso de Direito da Unipar
Lucas Marin Cebrian apresenta trabalho no evento

Estudantes de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, mais uma vez, se destacaram no 23º Siicusp – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Universidade de São Paulo). Há anos o curso marca presença nesse grande evento.

Acompanhados pelo professor Luiz Roberto Prandi, foram à capital paulista Pedro Henrique Marangoni, Lucas Marin Cebrian e Renan Willian de Deus Lima do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Unipar; e Vanessa Carvalho dos Santos, Perci Fabio Santos Fontoura, Phelipe Hydemy Saquetti Matimoto e Rafael Guimarães Ribeiro, do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar. Para todos, segundo o professor, foi uma experiência importante em suas vidas acadêmicas, já que o Simpósio é considerado um dos maiores e mais importantes da iniciação científica do país.

Lá, os integrantes do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar apresentaram sete trabalhos: Aplicabilidade do princípio da insignificância nos crimes contra a administração pública; Os efeitos da integração do direito fraterno na inclusão do deficiente no ensino superior; Obrigações de fazer infungível e a consequência de seus inadimplementos; O acesso e permanência de deficientes no ensino superior; O Ato Institucional nº 5 como norma hipotética fundamental do ordenamento jurídico; Sistema EAD como mecanismo de integração social dos deficientes auditivos no ensino superior; e A responsabilidade civil de centros estéticos e salões de beleza.

Para a elaboração dos trabalhos, o grupo foi orientado pelos professores Valdecir Pagani (coordenador do curso), Alessandro Dorigon e Alessandro Otavio Yocohama, além de Prandi.

“Nosso curso está comprometido em disponibilizar conhecimento de qualidade aos acadêmicos, oferecendo oportunidades que farão com que a vida profissional seja valorizada e qualificada”, afirma Prandi, apontando a participação no Siicusp como um investimento gratificante, ainda mais que, após as apresentações, seus alunos foram elogiados por professores da USP, em especial pela qualidade dos trabalhos expostos.

“Todos os projetos tiveram uma excelente recepção, com elogios pontuais por parte dos avaliadores da Universidade de São Paulo; são práticas, como essa, que nos mostram que o ensino desenvolvido pelo curso de direito da Unipar está cumprindo com os objetivos estabelecidos no Plano Pedagógico”, ratifica Prandi.

Os estudantes confirmam. “A iniciação científica contribui para delinear novos horizontes e atender a vários objetivos; para mim, aperfeiçoar a capacidade crítico-reflexiva, proporcionando domínio sobre métodos e obter diferencial valorizado no mercado de trabalho é a melhor forma de adquirir conhecimento”, descreve Vanessa Carvalho dos Santos.

“Esse Simpósio proporcionou uma grande carga de aprendizagem e nos abriu portas para qualificar nossa futura profissão; posso dizer sem dúvida que pude somar muito conhecimento também para meu crescimento pessoal”, acrescenta Pedro Henrique Maragoni.

No ano passado, os trabalhos de dois alunos – Lucas e Vanessa – foram selecionados, entre os melhores, pelo prêmio USP de Pesquisa.

Redes sociais>