UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Estudantes de Direito fazem visita técnica a tribunais de Curitiba

Publicado em: 26/10/2015 às 15:10

Turma passou pelo Tribunal de Justiça do Paraná, Tribunal Regional do Trabalho, Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística

No Instituto de Criminalista, alunos e professores com o perito Inajar Antônio Kurowski
O desembargador Robson Marques Cury explica a estrutura e atribuições da  cúpula diretiva do Tribunal de Justiça
A comitiva de alunos e professores de Toledo no Jardim Botânico, um dos cartões postais de Curitiba
No TRT, os professores Sérgio e Daniel com o desembargador Adilson Luiz Funez
Recepção no TJPR: no gabinete do corregedor da Justiça, desembargador Robson Marques Cury
A comitiva da Unipar , unidade de Toledo, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
Estudantes e professores durante visita  a Justiça Federal do Paraná
Visita ao IML onde os estudantes e professores foram recebidos pelo curador Joel Camargo
Visita ao Tribunal Regional do Trabalho

Alunos do 5.º do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, fizeram uma visita técnica a Curitiba para conhecer o Tribunal de Justiça do Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho, o Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística. O objetivo foi relacionar conteúdos técnicos à pratica da atividade forense. O projeto contou com a supervisão do professor Sérgio Canan.

No primeiro dia de visita, juntamente com o coordenador do curso de Direito, professor Daniel Alexandre Beal, professores e alunos foram recebidos no gabinete do corregedor da Justiça, desembargador Robson Marques Cury.

Ele explicou aos alunos a estrutura e atribuições da cúpula diretiva do Tribunal de Justiça, com destaque para as funções exercidas na Corregedoria da Justiça na fiscalização da atividade dos agentes delegados do foro extrajudicial em todo Estado do Paraná, dentre outras ações, por meio de correições.

Na sequência, os alunos acompanharam sessões de julgamento das Câmaras Cíveis e Criminais do Tribunal de Justiça do Paraná e ainda conheceram a estrutura da Escola da Magistratura (EMAP). Os alunos visitaram o Tribunal o Regional do Trabalho (TRT 9.º Região), onde foram recebidos pelo desembargador Adilson Luiz Funez, que já atuou em Toledo. Mesmo em férias, o desembargador fez questão de receber os estudantes e falou sobre a composição do Tribunal, funcionamento e formas de julgamento de casos no TRT.

No dia seguinte, a programação iniciou com visita ao Instituto Médico Legal (IML). Recepcionados pelo funcionário Joel Camargo, os alunos conheceram as estruturas e procedimentos do ambiente para lavratura dos laudos de necropsia. Também visitaram o museu do Instituto Médico Legal, que foi criado com fins educacionais e científicos para contribuir no estudo da anatomia humana na apuração de eventuais crimes.

Na parte da tarde, o perito Inajar Antônio Kurowski, ministrou verdadeira aula sobre perícia criminal e tratou de assuntos referentes ao Instituto de Criminalística. Os alunos também acompanharam a mostra do acervo de armas existente, com palestra técnica sobre tipos, calibres e potencial lesivo. Por fim, os estudantes conheceram a sede da Justiça Federal do Paraná.

Para o professor Sérgio Canan, as visitas foram muito produtivas: “O projeto objetiva que os alunos tenham completa integração com os estudos teóricos e práticos. De extrema importância a visualização da plenária de julgamento de um recurso, os votos dos desembargadores, a sustentação oral do advogado. As visitas a ambientes que podem ser do cotidiano do acadêmico incrementam sua formação jurídica e humana, tornando-os profissionais mais preparados”.

Por contemplar não apenas a formação jurídica dos acadêmicos, mas também oportunidades para que os participantes agreguem conhecimentos sobre as riquezas culturais do Estado, o roteiro incluiu visitas a locais considerados ‘cartões postais’ de Curitiba, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemayer, conhecido como Museu do Olho.

Depois os estudantes foram de trem para a cidade de Morretes, onde puderam apreciar a paisagem da descida da Serra da Graciosa, passar pelas estreitas ruas da cidade, conhecer o artesanato local e saborear o tradicional prato típico da cidade, o “barreado”.

“A vivência prática da rotina dos Tribunais foi de grande valia para a formação de todos nós; as visitas ao IML e ao Museu do IML foram impressionantes!”, destacou o aluno Carlos Alberto Furlanetto.

Redes sociais>