UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Pesquisadora vai ao Congresso Brasileiro de Bioética

Publicado em: 22/10/2015 às 17:00

Em Curitiba, Tereza Rodrigues Vieira apresentou dois temas: ‘Moradores de rua: direito, bioética e desigualdade’ e ‘Bioética, sexualidade e desigualdade de gênero’

Professora Tereza Rodrigues Vieira com seus orientandos durante o Congresso
Professora Tereza e a acadêmica Renata Berrti Nunes
Pesquisa com participante e a acadêmica Tania Pereira

Considerada uma das importantes pesquisadoras do Brasil na área da bioética e homoafetividade, a professora do programa de mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense, Tereza Rodrigues Vieira, representou a Instituição no 11º Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em Curitiba (entre 16 e 18/09). Bioética e Desigualdades foi a temática deste ano.

Na ocasião, a doutora da Unipar foi convidada para apresentar duas de suas pesquisas: ‘Moradores de rua: direito, bioética e desigualdade’ e ‘Bioética, sexualidade e desigualdade de gênero’. “A cada dia surgem novos dilemas morais sem fácil solução, devendo o bioeticista refletir profundamente sobre a bioética e o significado da dignidade da pessoa humana”, destacou a advogada.

Paralelo ao evento, aconteceram o 3º Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, promovido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), e a 3ª Conferência Internacional sobre Ensino da Ética, organizada pela IAEE (International Association for Education in Ethics). Nesses, quatro orientandos da pesquisadora e alunos da Unipar apresentaram trabalhos oriundos de estudos científicos: Renata Berrti Nunes, do curso de Psicologia da Unidade-Sede, e Luis Fernando Argondizo, Tania Pereira e Matheus Nogueira, do curso de Direito da Unidade de Guaíra.

“Esses congresso são espaços para a informação, reflexão e análise de questões e proposições relacionadas às diversas formas de desigualdades e suas implicações à saúde e à vida em suas diferentes abrangências, que incluem indivíduos, coletividade e o próprio planeta”, enfatiza a professora Tereza Rodrigues Vieira.

Redes sociais>