UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

F Beltrão: Chico Alérico lança livro durante congresso de Odontologia da Unipar

Publicado em: 22/10/2015 às 14:00

O livro é distribuído pela editora Napoleão e servirá basicamente como material de estudo

Professoras Irineia e Maria Regina com Chico Alérico e Souza
O coordenador do curso de Odontologia, professor Fabrício Abel Paganini

O odontólogo beltronense Francisco “Chico” Alérico fez o lançamento do livro Reabilitações Orais em Casos de maior Complexidade, do qual é autor de um dos capítulos, durante o 13º Congresso de Odontologia e 20ª Jornada Odontológica da Universidade Paranaense (Unipar). O evento aconteceu entre os dias 7 e 9, no auditório da Unioeste, com a participação de aproximadamente 400 pessoas entre professores, universitários e profissionais.

Alérico, que é professor da disciplina de Diagnóstico Bucal da Unipar, informa que a obra é um compêndio que reúne casos complexos com mais de 600 referências bibliográficas. O livro é distribuído pela editora Napoleão e servirá basicamente como material de estudo e pesquisa.

O valor de comercialização é de R$ 498,00. Chico Alérico ajudou a escrever o 8º capítulo com o título “Importância do Planejamento Interdisciplinar de Casos Complexos de Estética sobre Implante”.

No total, o livro reúne 51 autores do Brasil e de outros países. Segundo ele, a elaboração do material foi fruto de muito trabalho e dedicação. “Não é porque estamos longe dos grandes centros e temos essa dificuldade de transporte que vamos deixar de pesquisar e produzir ciência”, enfatizou.

O diretor da Unidade, professor Claudemir José de Souza, acompanhou o evento, prestigiado pela diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Paulina Baretta, e pela diretora executiva de Ensino Superior, professora Maria Regina Celi de Oliveira.

O congresso

O professor Fabrício Abel Paganini, coordenador do curso de Odontologia da Unipar de Francisco Beltrão, disse que o evento é uma conquista para os profissionais e alunos que buscam capacitação na área. É a primeira vez que a cidade sedia o evento, que também reuniu estudantes e professores dos cursos de Odontologia de Umuarama e Cascavel. Cerca de 200 pessoas vieram de outras localidades, ajudando a movimentar a rede hoteleira, bares e restaurantes. Paralelamente ocorreu a 11ª Mostra Fotográfica: Uma visão da Odontologia.

O encerramento do Congresso aconteceu na sexta-feira com apresentação de trabalhos científicos das 8h30 às 12 horas. À tarde houve palestra, no anfiteatro da Unioeste, com o professor doutor Luís Fernando Landucci, que abordou ‘Diagnóstico bucal e serviços de referência para o usuário do SUS’. Segundo Fabrício, a palestra foi aberta para a participação de 30 odontólogos da rede pública de Francisco Beltrão e 15 da região de fronteira entre Barracão e Dionísio Cerqueira/SC.

Redes sociais>