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NOTÍCIA

Cascavel: Cursos interagem em concurso de ponte de palito de picolé

Publicado em: 16/10/2015 às 15:30

Participaram alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil; avaliou-se resistência do protótipo e desempenho estrutural

Todos os anos, já é esperado na Universidade Paranaense – Unipar o concurso de ponte de palito de picolé, que envolve alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil. O objetivo da atividade é aplicar à prática conhecimentos teóricos de cálculos de treliças, testando e aferindo os pontos frágeis para possíveis reforços e ganhos de resistência.  A confecção das pontes é orientada pelo professor Pablo Lazarini, que ministra as disciplinas de Sistemas Estruturais e Mecânica dos S
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A confecção das pontes é orientada pelo professor Pablo Lazarini, que ministra as disciplinas de Sistemas Estruturais e Mecânica dos Sólidos I, nos respectivos cursos. Segundo o docente, foi avaliado se os modelos eram bem feitos, originais, e se aguentavam uma determinada carga, que refere-se a no mínimo 30 vezes o peso próprio.

Houve também um estímulo à competição. A ponte mais resistente foi da equipe Los Ponteiros, composta pelos estudantes John Pablo Oenning, Sueli Rafaela Potulski e Matheus Victor Correa Colombo (da Engenharia Civil) e Rafael Alex Ramos, Weliton Renan Uliano Siviero e Daniel De Lemes Prestes (da Arquitetura e Urbanismo). Ela pesou 147,77g e suportou 26,667kg.

O professor salienta que apesar de ser em escala menor frente aos dimensionamentos de edificações habitáveis, a atividade é relevante, principalmente pelas restrições impostas aos alunos. Por exemplo, a maior restrição era o peso próprio da estrutura, que não poderia ser maior do que 150g, passíveis a punições.

Lazarini ressalta que, baseado nos ensaios, o resultado foi muito satisfatório. “Os projetos estruturais requerem economia e eficiência. Desta forma, a restrição rígida força o aluno a otimizar ao máximo possível a estrutura, ou seja, não é possível montar uma ponte de qualquer forma, pois ela ou ultrapassa o peso próprio, ou não resiste à carga mínima. É preciso pensar num modelo, num desenho, calcular e saber onde é importante colar os palitos e onde poderia ser dispensado”, atenta.

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