UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Estudantes confeccionam brinquedos com materiais recicláveis

Publicado em: 15/10/2015 às 16:41

Brinquedos ajudarão no desenvolvimento físico, comportamental e cognitivo de crianças carentes

Brinquedos farão parte do acervo do projeto de extensão LAR
Brinquedos farão parte do acervo do projeto de extensão LAR
Brinquedos farão parte do acervo do projeto de extensão LAR
Depois de prontos, estudantes testam brinquedos
Depois de prontos, estudantes testam brinquedos
Professores Marco Suguimati e Patrícia Borsato com a turma do primeiro ano

No mundo atual em que vivemos, preservar o meio ambiente é uma obrigação de todos nós. E uma das alternativas que colaboram com essa questão é a reciclagem de boa parte do lixo que jogamos fora. E essa palavra, reciclagem, foi o foco principal de um desafio que o curso de Educação Física da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, lançou para os alunos do primeiro ano.

A turma foi instigada a confeccionar brinquedos pedagógicos utilizando material reciclável: tábuas de madeira, papelão, plástico, tubos de pvc, garrafas pet, tampas coloridas de garrafas de refrigerante, entre outros materiais que normalmente vão para o lixo.

“Pelo segundo ano consecutivo o curso lança esse desafio e o resultado foi surpreendente. Os alunos captaram a proposta e se superaram na criação de brinquedos que têm diversas formas de estímulos, com abordagem psicomotora, essencial no aprendizado da criança”, ressalta a professora Patrícia Borsato, que coordenou os trabalhos.

Segundo ela, a recreação é uma excelente forma para o desenvolvimento físico, comportamental e cognitivo das crianças. “Os brinquedos devem estimular todas essas funções”.

O trabalho foi realizado durante a disciplina de ‘Recreação e Lazer’ e os brinquedos confeccionados farão parte do acervo do projeto de extensão LAR (Lazer e Atividade Recreativa), que atende crianças carentes durante todo o ano letivo.

O coordenador do curso, professor Marco Suguimati, também ficou satisfeito com a criatividade dos alunos. “Usando as teorias aprendidas em sala de aula eles construíram brinquedos que certamente serão uteis no desenvolvimento de muitas crianças”.

Redes sociais>