UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Palestra celebra mês do administrador e jubileu de ouro da profissão

Publicado em: 14/10/2015 às 14:45

Valores éticos nas organizações foi o tema abordado pelo historiador, professor da Unicamp, Leandro Karnal

De Campinas, para a comemoração dos 50 anos da profissão de administrador, o historiador Leandro Karnal
De Campinas, para a comemoração dos 50 anos da profissão de administrador, o historiador Leandro Karnal
Estudantes e profissionais de Administração e de outras áreas prestigiam
Estudantes e profissionais de Administração e de outras áreas prestigiam
Em discurso, o presidente do CRA/PR, Gilberto Serpa Griebeler
Palestrante recebe certificado do delegado do CRA/PR, Márcio Miura

Estudantes e professores do curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Unidades de Cascavel e Toledo, prestigiaram evento em comemoração ao Jubileu de Ouro da profissão de administrador.

Palestra, com o historiador, doutor Leandro Karnal, foi realizada no Teatro Municipal de Cascavel e versou sobre ‘Valores éticos nas organizações’. O evento foi promovido pelo CRA/PR (Conselho Regional de Administração) e celebra também o mês do administrador (setembro). Acadêmicos de outros cursos de graduação também prestigiaram.

Para introduzir o tema, no contexto das relações entre público e empresarial, Karnal citou um dos pensadores mais influentes na atualidade, Zygmunt Bauman, e o conceito de ‘Mundo líquido’. O historiador enalteceu comportamentos deste mundo líquido: o fim da experiência individual, a dissolução das fronteiras, o relativismo de valores, a incerteza e a aceleração do consumo – “Não consumir atinge as pessoas e ser feliz é obrigatório”.

O estudioso diferenciou grande ética – que envolve normas de coletivo e valores de conduta, de pequena ética – relacionada à etiqueta. Sobre estes aspectos, ponderou que essa liquidez moderna atinge os valores, a confiança e a ética. “A virtude ética é adquirida pelo hábito; não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoá-la”, parafraseou o filósofo Aristóteles.

Outro termo destaque na palestra foi responsabilidade, que, segundo explica, surge quando o sujeito começa a incluir o seu eu como agente histórico: “A omissão do eu é o princípio da falência ética. Os atos e a vida têm um único protagonista, eu”. O palestrante permitiu ao público refletir que sociedade deseja e argumentou: “Comece sendo está sociedade, falando desta sociedade”.

Quanto à realidade brasileira, mencionou sentimentos de naufrágio nos poderes público, no futebol e no mundo empresarial. “Estamos imersos no autismo líquido (I love me); é importante descobrir que tenho que ouvir o outro e que não sou o centro do mundo”, destacou. Lembrou que a vida privada é uma vida válida, a vida empresarial agrega valor à marca, e a vida pública torna a sociedade viável. “Tudo é fruto do martelar constante na família, no trabalho, na vida”, encerra Karnal.

Participaram da mesa de honra, o presidente do CRA/PR, Gilberto Serpa Griebeler, o secretário de Administração, Alisson da Luz, o presidente da Câmara de Vereadores, Gugu Bueno, o conselheiro do CRA/PR e diretor da Unipar/Cascavel, administrador Gelson Uecker, o delegado de Cascavel do CRA/PR, administrador Márcio Miura, a delegada adjunta do CRA/PR e coordenadora do curso de Administração da Unipar/Cascavel, administradora Adriane Diemer Uecker, que conduziu o cerimonial, e representantes das instituições de ensino superior de Cascavel e região.

As comemorações e homenagens aos mais de vinte mil registrados na profissão foram marcadas, ainda, por fóruns em várias cidades do Estado, assinatura de convênios, parceria com o poder público municipal com a criação de vagas para administradores em prefeituras, entrega do prêmio docência de ensino e homenagens aos administradores com registro mais antigo.

Redes sociais>