UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Semana Acadêmica Integrada reúne estudantes de quatro cursos

Publicado em: 07/10/2015 às 10:20

PEC 171, Planejamento de Carreira e Sustentabilidade foram alguns dos temas discutidos no evento de Administração, Ciências Contábeis, Moda e Direito

Do Rio Grande do Sul, o palestrante Rolando Soliz Estrada
O procurador de justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto
Paulo Roberto de Souza fala sobre meio ambiente e sustentabilidade
Apresentação cultural abrilhanta abertura de evento
Apresentação cultural abrilhanta abertura de evento
Abertura do evento: palestrante, diretor da Unidade e coordenadores dos cursos

Mais um ano juntos. Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda e Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizaram mais uma Semana Acadêmica Integrada.

A abertura do evento foi com o procurador de justiça de Curitiba, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, que falou sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 171, de 1993, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

O procurador argumenta posição contrária, alegando que o adolescente autor de ato infracional já é responsabilizado e cumpre pena, pois está sujeito às medidas socioeducativas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e às medidas de internação mais grave - privação de liberdade.

Também esclareceu o Art. 228, que prevê imputabilidade causa pétrea: “O objetivo é resgatar o adolescente para a vida social e entende–se que este não está psicossocial maduro e vai completar o seu desenvolvimento no Sistema Prisional Brasileiro, transformando o adolescente em bode expiatório de toda situação de insegurança que vivemos”.

Outro convidado veio do Rio Grande do Sul, o doutor em Engenharia da Produção, Rolando Soliz Estrada. Sua palestra versou sobre Planejamento de carreira, apresentando três áreas: sair para trabalhar imediatamente, especializar-se (mestrado e doutorado) ou abrir escritório para prestar consultoria.

O intuito foi promover a reflexão de como se preparar para esses desafios - competências técnicas e comportamentais. A primeira inclui carreira, formação profissional, estratégias e cursos de pós-graduação e idiomas e, a segunda, relaciona individualidade, independência, autoestima, objetivos e perseverança.

Também palestrou o doutor Paulo Roberto Pereira de Souza, de Maringá, que contemplou o tema Meio ambiente e sustentabilidade.

A abertura do evento foi abrilhantada com apresentação cultural. O diretor, professor Gelson Luiz Uecker, prestigiou.

Redes sociais>