Você está aqui: Notícias > Umuarama: Jornada aborda estudos de pequenos e grandes animais
Umuarama: Jornada aborda estudos de pequenos e grandes animais
Publicado em: 05/10/2015 às 11:10
Terapias alternativas aplicadas na veterinária foi um dos temas discutidos; professores da Unipar, UEL, UFU, PUC e Unesp palestraram
A 19ª Jornada do curso Medicina Veterinária da Universidade Paranaense - Unipar foi marcada por excelentes resultados, na avaliação dos organizadores. A Jovet reuniu estudantes de todas as séries para debater assuntos relevantes da área, focados em estudos que englobam grandes e pequenos animais. Durante uma semana, professores conceituados da Unipar, UEL, UFU, PUC e Unesp e profissionais de grandes empresas foram convidados para compartilhar seus conhecimentos em palestras, minicursos e mesa-redonda.
Os trabalhos foram abertos pelo professor Celso Tramontini, que veio da empresa CRI Genética para falar sobre ‘Manejo de bovinos de leite’. Já o tema ‘Manejo do potro recém-nascido’ foi discutido pela médica veterinária Fernanda Costa, juíza da AQHA (American Quarter Horse Association) e membro da Associação Brasileira de Quarto de Milha.
Da Unesp de Botucatu vieram os professores Thiago De Oliveira, que falou sobre Acupuntura na Medicina Veterinária Zamprogna, e Thays Lucas, que abordou ‘Clínica médica de felinos’; ‘Reprodução de bovinos’ foi o assunto debatido pelo docente Gustavo Macedo, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia); Célia Reis, da UEL (Universidade Estadual de Londrina) proferiu sobre ‘Inspeção de carne, leite, ovos e mel’; e ‘Inspeção e tecnologia de pescado e frango’ ficou a cargo da médica veterinária Iris Ziober.
A semana prosseguiu com os professores da Unipar Euclides Cardozo Junior e Zilda Gazin falando sobre fitoterápicos e plantas medicinais aplicadas na veterinária. Para debater sobre ‘Controle de doenças reprodutivas em bovinos’ foi convidado o médico veterinário Giovani Pastre.
Outro assunto que instigou os participantes foi ‘Acidentes com animais peçonhentos’, ministrado pelo professor doutor José Ricardo Pachaly, do curso da Unipar. Em mesa-redonda, os professores Luiz Rômulo, Daniela Dib, Leonardo Franco e Lisiane Martins, todos da Unipar, discutiram o assunto ‘Doenças infecciosas em Medicina Veterinária’.
Também entrou na programação ‘Vacina e vacinações na clínica médica de pequenos animais’, com o médico veterinário Mateus Mendes Negreiros; ‘Alimentação de cães e gatos - principais conceitos, com a médica veterinária Maysa Franzoi de Carvalho; ‘Abordagem do paciente oncológico’, com a professora Michelly Battisti, da PUC/PR; e ‘Abordagem do paciente oncológico na patologia clínica veterinária’, com a professora Raquel Reis Martins, da UEL.
Durante a Jovet, os estudantes também se encontraram com ex-alunos do curso, que vieram trocar experiências sobre a graduação e a profissão. E um jantar comemorou o Dia do Médico Veterinário, celebrado em 9 de Setembro.
“A Jornada criou um espaço para o desenvolvimento intelectual e a transformação, propiciando o debate e reflexões de temas importantes da área, o que enriqueceu ainda mais a formação dos nossos estudantes, que puderam atualizar seus conhecimentos por meio de troca de experiências com profissionais qualificados”, avalia a coordenadora do curso, professora Rita de Cassia Ribeiro.