Você está aqui: Notícias > Guaíra: Estudantes passeiam por pontos turísticos de Santa Catarina
Guaíra: Estudantes passeiam por pontos turísticos de Santa Catarina
Publicado em: 02/10/2015 às 18:00
Grupo conheceu as belezas do Parque Nacional de São Joaquim e da Serra do Rio do Rastro
Na busca por mais conhecimento, as viagens culturais vêm sendo cada vez mais exploradas pelos cursos da Universidade Paranaense – Unipar. Recentemente, um grupo de estudantes e professores dos cursos de Gestão Ambiental, Pedagogia, Engenharia Civil, Direito e Enfermagem da Unidade de Guaíra fez um lindo passeio por pontos turísticos do Estado de Santa Catarina.
A primeira parada foi no Parque Nacional de São Joaquim, onde os visitantes ficaram encantados com as belezas naturais do local. Localizado em Urubici, região serrada do estado, o Parque está inserido no bioma da Mata Atlântica, com proteção das remanescentes de matas de araucárias de aproximadamente 49.300 hectares. Além disso, a unidade de conservação apresenta uma formação geológica composta por rochas vulcânicas, como os basaltos, rochas sedimentares e arenitos.
“Essas formações rochosas são importantes para o ecossistema, pois evidenciam sucessões estratigráficas de formação do continente ao longo dos tempos e formam um lugar propício para a recarga do Aquífero Guarani” explica a professora do curso de Gestão Ambiental, Gisieli Kramer, que acompanhou os estudantes.
No Parque, os visitantes conheceram o Morro da Igreja, a Cascata Véu da Noiva, Cascata do Avencal e o Sítio Arroio do Engenho. De lá seguiram para a cidade de Bom Jardim da Serra, onde puderam apreciar de perto a Serra do Rio do Rastro, famoso ponto turístico por ter diversos aspectos históricos e econômicos, com a exploração do carvão.
“Essa serra apresenta uma unidade estratigráfica de ampla distribuição da Bacia do Paraná. Conhecida como a rainha dos abismos, está inserida na cordilheira da Serra Geral, a 1.460 m de altitude acima do nível do mar.
Em 2012, foi eleita uma das estradas mais espetaculares do mundo”, observa a professora.
Segundo ela, a viagem foi uma oportunidade para os alunos contextualizarem, de forma educativa e prazerosa, as teorias estudadas nas disciplinas de Geologia, Geografia e História, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. “Teoria e prática precisam ser entrosadas para concretizar efetivamente o aprendizado. Todo lugar visitado tem suas particularidades e a aula, em situações como esta, desperta nos acadêmicos a vontade pelo conhecimento de forma prazerosa”.