Você está aqui: Notícias > Em concurso, alunos de Arquitetura projetam ‘Parque Urbano para Umuarama’
Em concurso, alunos de Arquitetura projetam ‘Parque Urbano para Umuarama’
Publicado em: 25/09/2015 às 18:00
Evento fez parte da Semana Acadêmica, que ofereceu também minicursos, palestras e oficinas com profissionais gabaritados
Devido à experiência prática proporcionada ao aprendizado acadêmico, o Concurso Charrete, mais uma vez, foi sensação na 18ª Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Com apenas um cd com informações de apoio e pranchas à disposição, as equipes tiveram 24 horas para colocar as ideias em prática e elaborar trabalhos pertinentes ao tema proposto.
Divididos em equipes, estudantes de todas as séries elaboraram projetos arquitetônicos, com objetivo de instigar a reflexão, análise e interpretação de problema como balizador de conhecimentos e soluções projetuais.
O tema proposto foi ‘Parque Urbano para Umuarama’. Depois de muito trabalho, a equipe ‘Ponto de Fuga’ foi a campeã. Cada integrante ganhou uma lapiseira para desenho. As equipes Triade e Zigurate ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Palestras e minicursos também integraram a Semana, que este ano teve como tema ‘Pespectivas Urbanas’. A abertura oficial foi abrilhantada pela apresentação do Coro Unipar. Em seguida, o arquiteto e consultor do Sebrae e do CAU/PR (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo), Celso Saito, foi convidado para falar sobre as ‘Normas de Desempenho na Construção Civil’.
Outro assunto discutido com os alunos foi ‘As APPs urbanas de São José dos Campos’, com a arquiteta Michele de Sá Vieira, chefe da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento Urbano de São José dos Campos. Já o professor do curso da Unipar e coordenador da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do CAU/PR, Alexander Hulsmeyer, prendeu a atenção das turmas abordando o tema ‘As APPs urbanas e as mudanças no código forestal: diretrizes para legislação municipal’.
A Jornada prosseguiu com os arquitetos José Renato Melhem, que debateu sobre ‘Mobilidade urbana nas cidades brasileiras’, e Tomaz Lotufo, que compartilhou suas experiências sobre ‘Bioarquitetura’. Co-autora do livro Parques Urbanos no Brasil, a arquiteta Francine Sakata veio para tratar o tema ‘O Parque Urbano Contemporâneo’.
Oficinas e simpósio também integraram as atividades. Dentre os temas, Croquibook, Apps Urbanas - CAU/PR, Funções Básicas - Vray para Sketchup, Forno e Arquitetura Usando Revit.
“Este é um momento de propiciar aos estudantes trocas de experiências na construção da relação dentre o design do objeto e da produção e expressão arquitetônica”, ressalta a professora Wanda Bononi, que coordenou os trabalhos.