Você está aqui: Notícias > Toledo: Para-atleta patrocinada pela Unipar é a primeira brasileira medalhista mundial
Toledo: Para-atleta patrocinada pela Unipar é a primeira brasileira medalhista mundial
Publicado em: 25/09/2015 às 16:40
Cintya Oliveira conquistou a medalha de bronze no Mundial da Inglaterra e sonha participar de uma Olimpíada
A para-atleta Cintya Oliveira, do Parabadminton/ Toledo/ Unipar/ Atacar, foi a grande destaque no Campeonato Mundial da Inglaterra, o Para-badminton World – Championships, de 8 a 13 de setembro, em Stoke Mandeville. Ela foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha em competições mundiais.
Cyntia, 14 anos, garantiu bronze na disputa de simples da categoria SU5. A competição, que contou também com a participação dos atletas Leonardo Zuffo e Breno Johann, é preparatória para a Paralimpíada de 2016, mas o foco maior é a de 2020, quando os atletas terão maior maturidade e experiência na modalidade.
Com pouco mais de quatro anos praticando parabadminton, este foi o segundo mundial que a para-atleta acumula na carreira. Segundo o técnico toledano Fábio Bento, que comandou a seleção brasileira, a conquista de Cintya representa um peso muito grande para a modalidade.
“O fato de ela ser uma para-atleta nova e a primeira brasileira a conquistar medalha em mundiais coloca-a como uma candidata em potencial para as Paralimpíadas de 2020. Isso também reforça a necessidade por mais investimentos no esporte paralímpico para que outras conquistas e novos talentos possam surgir”, disse o técnico.
LeonardoZuffo (SL3) e Breno Johan (SL4), na disputa de simples, não conseguiram avançar além da fase de grupos e na disputa de duplas; avançaram à segunda fase, mas não foram além das oitavas de final.
Para-atletas de 28 países disputaram as duas categorias. A psicóloga de Toledo Elisa Mara da Silva também integrou a comissão técnica brasileira.
Recepção calorosa
Cyntia desembarcou na quarta-feira, 16 de setembro, em Toledo, e foi recebida por familiares e patrocinadores, na rodoviária. Depois, teve um encontro com o prefeito Beto Lunitti e a imprensa. Com a medalha de bronze em mãos, a toledana era só emoção e não conseguiu segurar as lágrimas no reencontro com a família depois de dez dias. “Não tenho como descrever essa conquista porque a minha ‘ficha’ ainda não caiu: nem acredito que consegui; mas estou muito feliz e quero aproveitar esse momento de emoção”, disse a para-atleta.
O resultado na Inglaterra também deixou clara a evolução da para-atleta, que foi elogiada por inúmeros técnicos de outros países. Segundo o técnico Fábio Bento, Cintya volta diferente depois deste Mundial. “Além da evolução técnica em relação ao Mundial da Alemanha em 2013 se mostrar bem visível, a Cintya amadureceu na Inglaterra e cresceu em vários aspectos. Isso deve ajudá-la nas próximas competições”, disse Bento.
Segundo a medalhista, a conquista no Mundial também reforça a sua meta de chegar as Paralimpíadas de 2020, no Japão. Entretanto, o longo caminho pela frente pode apresentar algumas dificuldades. Mesmo com a conquista na Europa, a próxima competição que Cintya tem no calendário, que será o Peru Open Internacional, de 14 a 18 de outubro, no Peru, se tornou uma dúvida por questões financeiras.
“Por enquanto eu ainda não sei se vou disputar porque dependo de patrocinadores. Acredito que essa medalha deva me ajudar a buscar esses parceiros”, disse a para-atleta, que dedicou à conquista a mãe Erimeide e ao técnico Fábio Bento. “São duas pessoas essenciais e que sempre estiveram ao meu lado me apoiando”, enaltece.
O Parabadminton de Toledo é desenvolvido na parceria entre Secretaria de Esportes e Lazer – Prefeitura de Toledo, Universidade Paranaense – Unipar, Atacar e conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Toledo (STIA), Athus Idiomas, Fisk, On Life Viagens, Planeta Idiomas, Wizard, Bem Lev – Comida Saudável, Apoio Clínica Integrada e Gradual Fisioterapia.