Você está aqui: Notícias > Umuarama: EMA elabora projeto de reforma e ampliação da sede do Cisa
Umuarama: EMA elabora projeto de reforma e ampliação da sede do Cisa
Publicado em: 24/09/2015 às 18:06
O edifício terá mais de cinco mil metros quadrados; sete estagiários participaram
Uma das obras públicas mais importantes de Umuarama tem a participação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar. Via EMA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo), uma equipe de acadêmicos se concentra no projeto arquitetônico de reforma e ampliação da sede do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), desde 2012.
Os trabalhos têm a supervisão do arquiteto Paulo Moura, coordenador de estágio do EMA, e a participação dos acadêmicos Lays Moreno, Carla Vignoto, Rosimeire Girotto, Daiane Randolfo, Heitor Budin, Paulo Assis e Carolina Cardoso.
O edifício do Cisa, órgão que atende 21 municípios da região, terá mais de cinco mil metros quadrados de área construída; a nova sede prima pelo objetivo de dar melhor acessibilidade e mais conforto à população dos municípios consorciados, afirma Moura.
Ele e a equipe, recentemente, apresentaram a planta e a maquete num evento que reuniu o Conselho de Prefeitos do Cisa e outras lideranças políticas. O presidente do órgão, prefeito Roberto da Silva, coordenou. E o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, prestigiou.
Ao se pronunciar, o Reitor explicou por que a Unipar atendeu ao pedido dos prefeitos para a elaboração do projeto: “Sabemos que os municípios estão enfrentando sérias dificuldades financeiras e contemplá-los com este projeto foi uma forma que a Unipar encontrou de ajudar neste momento difícil e reafirmar seu interesse e disposição de participar de um investimento que trará grande benefício à comunidade”.
Os prefeitos elogiaram a competência e o arrojo do trabalho da equipe. Moura confirma que realmente houve muito esforço e ânimo para chegarem ao resultado que cativou as lideranças políticas.
“Projetamos um edifício para abrigar todas as especialidades médicas e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que funciona junto ao Cisa”, conta. E ressalta a importância dos estudantes participarem de projetos, como este, durante a graduação: “É imprescindível para o desenvolvimento das habilidades dos acadêmicos vivenciarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desde o levantamento de dados no local de estudo até a finalização do projeto”.
A coordenadora do curso, professora Caroline Fenato, também ficou satisfeita. “A equipe fez um belo trabalho, que não só aguçou a busca por novos conhecimentos, mas também a sensibilidade dos estudantes, já que se trata, acima de tudo, de uma ação social”, elogia. O diretor geral da Unipar, professor Nilvio Ourives dos Santos, e o diretor de Extensão Universitária, professor Adriano Martins, também elogiaram.
O EMA é um projeto de extensão universitária do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, que possibilita a atuação de acadêmicos no desenvolvimento de projetos de edifícios de várias escalas e complexidades até o detalhamento do mobiliário dos ambientes.