Você está aqui: Notícias > Umuarama: Engenharia Agronômica investe no projeto ‘horta didática’
Umuarama: Engenharia Agronômica investe no projeto ‘horta didática’
Publicado em: 24/09/2015 às 14:40
Na área de produção vegetal, localizada no Câmpus III, alunos cultivam alface, repolho, rabanete, brocólis, pimentão, cenoura, entre outras hortaliças
Com o objetivo de dar respaldo às aulas teóricas, o curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense iniciou, há dois anos, o projeto de extensão de uma horta didática, no Câmpus III. Com um bom trabalho de manejo, os resultados estão sendo comemorados: as hortaliças colhidas estão sendo vendidas, a preços módicos, para funcionários da Unipar (o dinheiro arrecadado é reaplicado no projeto).
Alface crespa e americana, repolho, rabanete, brocólis, pimentão e cenoura são alguns dos produtos cultivados na área de produção vegetal. Também foram plantadas mudas de cebolinha e salsinha, que já estão germinando.
Estudantes participam desde os primeiros passos: a elaboração do projeto e o preparo do terreno. “Depois os alunos preencheram os canteiros com solo, fizeram a correção com o calcário e aplicaram os adubos orgânico e mineral e os fertilizantes”, detalha a coordenadora do curso, professora Carolina Amaral Tavares da Silva.
O trabalho de manutenção da horta também é feita pelos futuros engenheiros agrônomos, que duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, vão ao Câmpus III capinar, aplicar produtos para controle de prevenção de pragas e doenças, fazer adubação e o plantio de novas mudas. Tudo é supervisionado pelo responsável técnico Carlos Magno de Farias. “Esse trato cultural semanal é necessário para que as hortaliças tenham um bom desenvolvimento”, explica o engenheiro.
“Quando elaboramos esse projeto, um dos focos era possibilitar aos acadêmicos acompanharem, de forma prática, as conduções de várias espécies hortícolas, desde a semeadura, até o momento da colheita”, atenta a coordenadora, enaltecendo que o resultado foi melhor que o esperado. “Aqui eles têm a oportunidade de aplicar alguns conteúdos vistos em sala de aula, se deparando com problemas reais, que exigem soluções para contorná-los”.
O espaço está aberto à visitação da comunidade, principalmente de escolas de Umuarama e região. O agendamento pode ser feito pelo telefone (44) 3621-2828 - ramal 1286 ou pelos e-mails: engenhagro-umu@unipar.br e carolinaamaral@unipar.br. “Nessas visitas vamos conscientizar a população quanto às práticas corretas de manejo e a produção agrícola”, justifica a coordenadora.
Praticando as teorias
O projeto horta didática engloba diversas disciplinas do curso de Engenharia Agronômica da Unipar, como Olericultura e Fruticultura, Hidráulica, Irrigação e Drenagem. Dos trabalhos participam em torno de 60 estudantes de todas as séries. Um deles é Douglas Pereira Gomes, que vê no projeto a chance de enriquecer ainda mais a formação acadêmica. “Ali estamos colocando a ‘mão na massa’, nos deparando à realidade do dia a dia no campo; isso só vem a somar no meu currículo profissional”. O colega Ricelli Paganotti concorda, ressaltando que o projeto é importante para o conhecimento prático do manejo de culturas olerícolas e condimentares. “Ao acompanhar os cultivos podemos aplicar os conceitos teóricos obtidos em sala de aula”, afirma, acrescentando que nos dias atuais a população está mais preocupada com a saúde e por isso está buscando produtos orgânicos, livres de tratamentos químicos. “Isso exige mais cuidado e experiência para lidar com essas culturas que são muito suscetíveis a doenças”.