Você está aqui: Notícias > Umuarama: Gincana Farmacêutica anima Jornada Acadêmica
Umuarama: Gincana Farmacêutica anima Jornada Acadêmica
Publicado em: 18/09/2015 às 16:20
Revelando as habilidades artísticas dos alunos, o ‘Farmacêutico Fazendo Arte’ foi uma das provas que causaram sensação
A 22ª Jornada Farmacêutica de Umuarama, promovida pelo curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, movimentou o Câmpus-Sede, com palestra e minicursos sobre temas relevantes da área. A programação incluiu atividades de integração, dentro da concorrida e animada ‘Gincana Farmacêutica’.
O objetivo foi levar o estudante a recapitular os conteúdos abordados nas diferentes disciplinas da graduação, avaliar conhecimentos gerais e instigar a solidariedade. Foram seis provas, envolvendo mais de 160 alunos.
Numa delas, ‘Partilhando Saúde’, os estudantes coletaram medicamentos e doaram para a Farmácia da Partilha (foram 57.718 medicamentos). E a prova ‘Farmacêutico Fazendo Arte’, que despertou a criatividade e os dons artísticos dos alunos, foi uma das que mais causaram sensação. Nela, cada equipe apresentou um número de dança típica das regiões do país. Uma comissão formada por professores e funcionários da Unipar julgou as apresentações.
Outra prova que prendeu as atenções dos competidores foi a ‘Criando com Xepa – Culinária’. Com apenas R$10,00, cada equipe teve que preparar um prato para quatro pessoas, utilizando partes de verduras e frutas que normalmente não são aproveitáveis. A tarefa exigiu pesquisa, planejamento, perspicácia e trabalho em grupo.
A ‘Maratona Farmacêutica’ também empolgou, fazendo os estudantes responder 300 questões relacionadas a assuntos da profissão, em apenas três horas. Teve ainda as provas do ‘Rallye Farmacêutico’, com as equipes realizando nos laboratórios diferentes tarefas, como exames clínicos rápidos, identificação de plantas medicinais e procedimentos usuais em farmácia; e a ‘Minha Farmácia, Minha Vida’, que avaliou a capacidade das equipes na elaboração e defesa de um projeto de criação de uma farmácia comercial.
Com 675 pontos, a equipe 2 foi a campeã. “As provas que elaboramos, acima de tudo, tiveram por meta levar o aluno a aprender a planejar e a trabalhar em equipe e, principalmente, exercitar a criatividade; isso tudo é importante em qualquer profissão”, ressalta a coordenadora do curso, professora Samantha Wietzikoski.
Palestras e minicursos
Durante a semana, profissionais gabaritados foram convidados para compartilhar suas experiências com as turmas. Do Hospital de Clínicas de Curitiba veio o médico Lisandro Ribeiro, que tratou o tema ‘Transplante de Medula Óssea’. Antes da palestra, acompanhado de um casal de pacientes e do responsável técnico do Laboratório de Análises Clínicas da Unipar, bioquímico Francisco Matumoto, o especialista fez uma visita ao Reitor Carlos Eduardo Garcia.
Outro tema que entrou em debate foi ‘Profissional de Alta Performance: O autoconhecimento como catalisador do sucesso’, com o consultor e professor de Curitiba, Jefferson Danchura. Para falar de ‘Semiologia como método clínico para cuidados farmacêuticos’ foi convidado o professor Rafael Padial, da Unicesumar, de Maringá. De lá também veio o professor Diógenes Aparicio Garcia Cortez, que compartilhou seus conhecimentos com os alunos sobre ‘Plantas Medicinais’.
De Umuarama palestraram o membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, médico Ricardo Persi, que abordou o tema ‘Dengue e seus aspectos epidemiológicos’, e o médico do Hospital Nossa Senhora Aparecida, Francisco Alvarez, que discutiu sobre ‘Álcool, drogas ilícitas e suas implicações’