Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Promovendo bem-estar, projeto de Estética e Cosmética atende idosos
Paranavaí: Promovendo bem-estar, projeto de Estética e Cosmética atende idosos
Publicado em: 18/09/2015 às 11:00
Atividade faz parte do projeto ‘Estética na Terceira Idade e a Melhora na Qualidade de Vida’
Visando à busca pela integralização do acadêmico com as necessidades apresentadas pela comunidade em geral, enfatizando assim a importância do trabalho voluntário e de proporcionar o desenvolvimento das técnicas e habilidades dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, o curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, vem desenvolvendo há dois anos o projeto de extensão ‘Estética na Terceira Idade e a Melhora na Qualidade de Vida’.
Sob a coordenação da professora Raquel Costa Machado, acadêmicas do primeiro, segundo e terceiro anos realizam em lar de idosos da cidade procedimentos como hidratação facial, hidratação de mãos e pés, hidratação corporal, massagem relaxante.
“Ao mesmo tempo em que as acadêmicas desenvolvem as habilidades e conhecimentos adquiridos durante as aulas teórico-práticas, levam para essas pessoas uma melhora na autoestima e ensinamentos de como deveriam cuidar melhor de sua pele e corpo”, explica a professora.
Ela lembra que o Brasil, à semelhança dos demais países, está passando por um rápido processo de envelhecimento populacional. O prolongamento da vida das pessoas tem suscitado inúmeros questionamentos acerca de como estará sendo compreendido o envelhecimento humano dentro das sociedades atuais.
“O envelhecimento submete o organismo a diversas alterações anatômicas e funcionais, com repercussões nas condições de saúde do idoso. Essas mudanças são dinâmicas e progressivas, provocando o envelhecimento do organismo como um todo, incluindo pele, órgãos internos e, principalmente o cérebro, ocasionando alterações em todos os processos metabólicos do organismo”, coloca a docente.
Para ela, é muito importante essa atividade, tanto para o acadêmico como para os pacientes: “Os ensinamentos adquiridos no curso servem para orientar as pessoas com relação ao envelhecimento, mostrando que podemos envelhecer de forma saudável e feliz, além de um treino para as futuras profissionais”.
Através do projeto também são realizadas visitas mensais aos Asilos do Município, levando os procedimentos de hidratação das mãos, maquiagem, pedicuro (apenas esmaltando as unhas das mãos e pés) e muita conversa boa.
“Tanto as meninas, quanto os idosos adoram esse momento! Já fizeram amizade e o entrosamento é total; as horas passam e não percebemos, saímos de lá sempre mais leves”, comenta feliz a professora. Além das acadêmicas do curso de Estética e Cosmética também participa do grupo o acadêmico do primeiro ano de Engenharia Civil, Otavio Augusto Lima, que abrilhanta as tardes tocando violão para os internos dos asilos visitados.