UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Projeto de Ciências Contábeis assessora empresas na redução de custos

Publicado em: 16/09/2015 às 18:00

Iniciado há 15 anos, projeto é desenvolvido por estagiários da graduação

Estudante Renan Carlos Evangelista (à direita) com os donos da Farinheira Guaiporã
Estudante Francieli Santos Dias, com o chefe e dono da empresa Bambuart, Cláudio Alex Romig
Estudante Francieli Santos Dias, com o chefe e dono da empresa Bambuart, Cláudio Alex Romig
Francieli com colegas de curso no projeto Lacus: “Tudo o que aprendo em sala de aula sobre gestão de custos estou colocando em prática”
Estudante Rafael dos Santos, com a família, em frente à sua empresa
Rafael dos Santos no escritório de sua empresa
Estudante Renan Carlos Evangelista no setor contábil da empresa, onde trabalha e presta assessoria
Renan Carlos Evangelista (à direita) com a família proprietária da empresa Farinheira Guaiporã

No atual momento econômico pelo qual passa o Brasil, muitas empresas não conseguem se manter no mercado e acabam fechando as portas. Além da crise que assola o país, falta de planejamento, criatividade, afinidade com a atividade, capital de giro, pesquisa de mercado, segmentação do público-alvo e aproveitamento das oportunidades são outras causas que contribuem para que uma empresa seja competitiva e faça sucesso no seu ramo de negócio.

Para auxiliar no processo de gestão de um negócio, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, desenvolve o projeto de extensão universitária Lacus (Laboratório de Ambiência em Custos).

Instalado há 15 anos, tem como foco principal assessorar empresas na discussão de situações reais dos custos de serviços e produtos como ferramenta de gestão na busca do sucesso empresarial.

“Firmamos convênios com empresas de Umuarama e região com o intuito de estudar e propor alternativas de gestão de custos e identificar as ferramentas mais adequadas para aumentar a lucratividade”, explica o coordenador do projeto, professor Gervaldo Campos.

Os trabalhos de assessoria são realizados por estudantes do terceiro e quarto anos do curso, que aplicam na prática as teorias aprendidas em sala de aula. O grupo realiza levantamentos de dados nas empresas conveniadas e trazem para discussão no laboratório, com objetivo de encontrar caminhos para a redução de custos.

Durante o ano letivo, os integrantes do Lacus também participam de cursos, palestras e seminários sobre gestão de custos, ministrados por professores e profissionais experientes.

Nesses 15 anos de atividade, o projeto já beneficiou dezenas de entidades sem fins lucrativos, empresas de pequeno e médio porte e microempreendedores. As empresas interessadas pelos serviços podem obter mais informações pelo telefone (44) 3621-3863.

Beneficiando estudantes e empresas

Proprietário da empresa Bambuart, que trabalha com fabricação de artesanatos de bambu, de Maria Helena, recebeu assessoria dos universitários. Cláudio Alex Romig afirma que a ajuda foi muito válida. “Antes eu só tinha o valor médio dos custos do meu produto, não sabia o valor exato. Quando me apresentaram o relatório fiquei surpreendido. Então começamos a parceria e, aos poucos, fui aprendendo a importância de controlar o valor pago em cada produto e serviço; com isso, posso tomar decisões mais precisas, aumentando minha margem de lucros”, afirma.

Um dos integrantes do Lacus, que presta assessoria para o empresário, é a estudante do 3º ano Francieli Santos Dias, que também é funcionária da empresa. “Isso facilitou o nosso trabalho, pois já conhecia a realidade enfrentanda pela empresa na área de custo”, conta, ressaltando também os benefícios do projeto na sua formação acadêmica. “Tudo o que aprendo em sala de aula sobre gestão de custos estou colocando em prática”.

Outro estudante que também está prestando assessoria para a empresa onde trabalha é o Renan Carlos Evangelista, funcionário da Farinheira Guaiporã, onde exerce a função de auxiliar contábil.

“Assim que o proprietário aceitou nosso convite para participar do projeto já comecei a lhe dar algumas dicas, como conhecer realmente quais os custos, usar melhor o tempo ocioso dos funcionários, controlar a utilização da matéria-prima e planejar de forma correta o setor de produção para que ele atinja os níveis esperados”, diz o aluno do 2º ano. “E o resultado já é perceptível, tanto na redução de custos, quanto na diminuição dos desperdícios, sem contar os conhecimentos que estou adquirindo para minha formação como futuro contador”, comemora.

O colega Rafael dos Santos, do 3º ano, está sendo beneficiado de duas formas: por enriquecer ainda mais sua formação acadêmica e por ser dono de uma empresa que também é contemplada pelo projeto. “Tenho uma loja de produtos country, em Iporã. Então, ao mesmo tempo em que pratico os conhecimentos adquiridos nas aulas, também faço o papel do comerciante preocupado em reduzir custos e aumentar os lucros; a experiência está sendo incrível”, conta.

Redes sociais>