F Beltrão: Acadêmicos aprovam atividades realizadas no Dia do Psicólogo
Publicado em: 16/09/2015 às 10:40
Durante a programação houve apresentação de trabalhos, palestra, momento cultural e mesa-redonda sobre os desafios da profissão
Uma extensa programação foi realizada na Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, para comemorar o Dia do Psicólogo (27 de agosto). A primeira delas aconteceu no dia 24, segunda-feira, com apresentação de trabalhos, feitos pelos próprios acadêmicos do curso, na disciplina de Psicologia e Processos Criativos, ministrada pela professora Thais Gutstein, tendo como objetivo principal a criação de dispositivos que representassem temas diversos da Psicologia. Após a apresentação esses trabalhos foram expostos em diversos locais do Câmpus.
Outro evento aconteceu durante a Jornada de Nutrição, com cunho interdisciplinar: Uma Análise do Filme “Maus Hábitos”, tendo como tema principal “Discutindo os transtornos alimentares: interdisciplinaridade entre Nutrição e Psicologia” (dia 25). As mediadoras foram a coordenadora do curso de Psicologia, professora Taise Signorini, e a nutricionista, convidada pela comissão organizadora, Márcia Fernandes Nishiyama.
Na quarta-feira, 26, houve apresentação musical, realizada por três acadêmicos do curso de Psicologia: Jussane Alexandre Risczik, Mayara Eloiza Kiescoski Hoffmann e Sidinei de Jesus dos Santos de Oliveira. Por fim, quinta-feira, “Dia do Psicólogo”, a coordenação realizou a mesa-redonda “O que é ser psicólogo hoje? Desafios e prazeres atuais da profissão”, com a participação de três psicólogos: Everline Bedin Camargo, Rudie Mari da Silva e Cleverson Rio Branco.
Segundo a acadêmica Giulia Bárbara Thomazoni Kupkowski, escutar alguém falar da experiência de onde você quer estar é interessante: “Isso faz com que compreendamos um pouco mais da Psicologia e me proporciona mais certeza ainda de onde quero trabalhar”.
Para a acadêmica Vanessa Schaedler, a iniciativa do curso marcando o Dia do Psicólogo visou a contemplar os alunos com a vinda de psicólogos renomados e qualificados. “Tivemos uma semana recheada de entusiasmo e vontade de aprender sobre as diversas formas de atuação do profissional em questão, fazendo com que a paixão pelo curso seja mais evidente. Além disso, fomos agraciados com um mimo delicioso, que nos faz perceber o valor de cada um enquanto acadêmicos”.
Conforme a professora Taise Signorini, comemorar esta data, entre acadêmicos, professores e profissionais, significa considerar a importância do profissional da Psicologia no contexto contemporâneo. “Mas o mais significativo é proporcionar aos nossos alunos uma aproximação com realidades atuais da nossa profissão”, atenta a coordenadora.