Você está aqui: Notícias > Toledo: ‘Unipar na Praça’ faz exames e orienta a população
Toledo: ‘Unipar na Praça’ faz exames e orienta a população
Publicado em: 14/09/2015 às 15:00
Acadêmicos e professores prestaram diversos serviços na Willy Barth
Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Estética e Cosmética, Farmácia, Direito, Administração, Engenharia Civil e Educação Física participaram no último sábado, 5, do Unipar na Praça, projeto de extensão da Universidade Paranaense, unidade de Toledo, que oferece vários serviços gratuitos à comunidade.
Durante a programação, realizada das 8 às 12h na Praça Willy Barth, no centro da cidade, foram levados diversos serviços, como orientações preventivas de saúde, orçamento familiar e direitos dos cidadãos, embelezamento, testes de glicemia e aferição arterial, além de atividades recreativas, com cama elástica e piscina de bolinha. O momento também serviu para esclarecimento à população dos cursos oferecidos pela Unipar, servindo de orientação aos alunos que pretendem ingressar em um curso superior.
“A extensão é o grande diferencial da universidade. Ela não se fecha nos seus muros, mas leva às pessoas aquilo que é feito internamente. É uma oportunidade aos estudantes de exercitarem o que aprendem na teoria em sala de aula e também de fazer algum contato com o futuro mercado de trabalho, criando os primeiros vínculos que poderão ser importantes, depois de formados”, observou o diretor geral da unidade de Toledo, professor Roberto Niero, que fez questão de acompanhar o trabalho. “A universidade se diferencia e está sempre preocupada com o tripé ensino de qualidade, pesquisa e extensão”, destacou ele, que teve importantes experiências anteriores, quando da sua formação, realizando este tipo de atividade.
Ele também ressaltou que o evento é uma oportunidade para os estudantes que pretendem prestar vestibular de conhecer um pouco dos cursos oferecidos, tirar dúvidas com os professores, ver o que é trabalhado em cada curso, informações que serão importantes na escolha profissional futura e na definição da universidade que pretendem cursar. “Aqui, numa conversa informal, eles têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre profissões e tendência de mercado, entre outros dados que contribuem na escolha do curso superior”.
Segundo o diretor, a Unipar, com 46 anos de existência, 21 deles em Toledo, sempre teve esta preocupação social, de levar para a sociedade ações realizadas internamente pelos acadêmicos e professores.
Noêmia de Camargo e Rosane Antunes aproveitaram a passagem pela praça para a realização do teste de glicemia. Noêmia nunca tinha feito o exame e constatou que o nível de açúcar no sangue “estava um pouco alterado”. Com a informação, ela decidiu que vai cuidar melhor da alimentação, para equilibrar o nível de glicemia. Já Rosane constatou que o índice estava normal e ficou feliz com o resultado. “É muito bom poder contar com este serviço, ainda mais gratuitamente. É importante sempre fazer estes exames e também cuidar da alimentação”, disse ela.