Você está aqui: Notícias > Cascavel: Hipertensão e Diabetes é tema de palestra na Unipar
Cascavel: Hipertensão e Diabetes é tema de palestra na Unipar
Publicado em: 14/09/2015 às 09:20
Prevenção e promoção da saúde foi o foco do evento, que reuniu palestras com enfermeiras e nutricionista
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, promoveu palestra para os funcionários hipertensos e diabéticos, via PAEE (Pronto Atendimento de Enfermagem Escola). Equipes de vários setores se reuniram.
As enfermeiras Kátia Cagol e Janaína Muniz apontaram os fatores que contribuem para o risco de hipertensão, como vícios (fumo e álcool), hereditariedade, sedentarismo, estresse, obesidade e alimentação inadequada, hábitos estes que, somados, aumentam as chances de doenças cardiovasculares.
Segundo dados apresentados pelas enfermeiras, no Brasil são 30 milhões de pessoas com hipertensão e a metade nem desconfia que tenha a doença; e 40% da população hipertensa têm colesterol elevado. Também falaram sobre o tratamento do diabetes e da hipertensão, ambos causam danos aos mesmos órgãos – rins, coração e olhos. Para minimizar danos à saúde, recomenda-se adotar exercícios físicos, evitar o consumo de sal e gordura animal.
Outra convidada foi a nutricionista Débora Basso, que promoveu a reflexão ‘Como está sua saúde? E sua alimentação?’. Com imagens ilustrativas de pratos, mostrou a quantidade de gordura presente em cada porção alimentar e indagou: O que deve fazer parte do nosso prato?
A nutricionista discutiu a publicação desta semana da BBC Brasil, em que diz que o Brasil pode se tornar o país mais obeso do mundo em 15 anos. Destacou, ainda, que cada pessoa tem uma formação genética e estrutura física e também uma rotina de vida, sendo importante avaliar esses fatores e identificar a melhor maneira de se alimentar.
“A saúde é nosso bem maior e só a valorizamos quando perdemos; ou mudamos nossos hábitos pelo amor ou pela dor, podemos prevenir ou remediar”, frisou Débora.