Você está aqui: Notícias > Unipar em luto: o adeus aos alunos de Alto Piquiri
Unipar em luto: o adeus aos alunos de Alto Piquiri
Publicado em: 24/06/2010 às 17:00
Acidente na PR 486 vitimou seis jovens. Cinco faleceram e um está internado em estado grave na UTI do hospital Cemil
Enlutada, a comunidade acadêmica da Universidade Paranaense – UNIPAR lamenta o falecimento, na noite de quarta, de cinco jovens estudantes de Alto Piquiri. O grupo se envolveu em um grave acidente na PR 486, em Perobal. Os alunos voltavam para casa após às aulas em um Fiesta quando colidiram com um treminhão (caminhão que transporta cana-de-açúcar).
Raquel Aline Miranda Tomazini, 18 anos, cursava 2º ano de Administração; Jhéssica Gomes da Silva, 19 anos, e Vanessa Carla Gonçalves Gazola, 22 anos, cursavam o 2º e 4º ano de Direito, respectivamente; e Silvia Jaqueline Azevedo Binatti, 21 anos, estava no 3º ano de Pedagogia. O irmão de Silvia, Jair Binatti Júnior, 18 anos, era presidente do Interact Club de Alto Piquiri e também estava com o grupo. Jonatthan Campos da Silva, irmão de Jhéssica, 21 anos, aluno do 1º ano de Administração, permanece internado na UTI do Hospital Cemil de Umuarama.
Estudantes, professores e direção da Universidade estão inconformados com tamanha tragédia. “Estamos muito tristes; é o meu segundo aluno que falece em uma situação assim. Nós que estamos em uma Universidade, e temos alunos de fora, sabemos que é um risco todos os dias, mas sempre esperamos que todos venham e voltem bem”, diz a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira. “Externamos às famílias enlutadas nosso profundo pesar e tristeza pelos falecimentos, em especial às familias de nossas alunas Jhéssica e Vanessa”, emenda o coordenador de Direito, professor Valdecir Pagani.
“É um grande pesar cada vez que falece um aluno. Este é o quarto acidente com falecimento, durante a minha coordenação. Os estudantes estão se mobilizando e irão até a cidade para o funeral, pois são amigos. São alunos que conhecemos. A Raquel era muito alegre e comunicativa; o Jonatthan é novo no curso ainda, mas também muito dedicado. É um sentimento de indignação com a situação do acidente. Um sentimento que não tem palavras”, declara a coordenadora de Administração, professora Nicéia Luzia Seleti Silva.
Todos os estudantes eram moradores de Alto Piquiri, onde a prefeitura declarou luto oficial. A Universidade, também enlutada, suspendeu as aulas das turmas das vítimas. Representantes da Universidade, amigos e colegas foram à vizinha cidade para acompanhar o funeral e prestar homenagem aos amigos.
“A UNIPAR expressa, também, seus profundos sentimentos às familias destes jovens que, inesperadamente, tiveram seu caminho interrompido na busca de uma formação. O sentimento é de tristeza, pois, além de alunos, os jovens faziam parte da ‘família Unipar’ e compartilhavam conosco bons momentos. Fica aqui nosso lamento e o desejo de que Deus esteja junto de cada um”, disse o diretor do Campus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos.
O Campus-Sede da UNIPAR recebe diariamente mais de cinco mil alunos. Destes, 30% vêm das cidades da região, de ônibus, vans e outros veículos.