Você está aqui: Notícias > Unipar promove convenção da Educação a Distância em Umuarama
Unipar promove convenção da Educação a Distância em Umuarama
Publicado em: 11/09/2015 às 17:50
Parceiros de várias cidades participaram; objetivo foi discutir metodologias e ações de inteligência, mercado e metas
Professores, técnicos e parceiros da modalidade EAD (Educação a Distância) da Universidade Paranaense – Unipar se reuniram nesta semana, em Umuarama, para instrução e discussão de novas metodologias que estão sendo implementadas pela Instituição. O foco foi a pós-graduação.
No encontro, que aconteceu no salão de eventos do Spazio Hotel, também foram apresentados os novos parceiros de polos EAD/Unipar, de várias cidades. Vieram parceiros de Passo Fundo/RS, Campo Grande/MS, São Caetano do Sul/SP e das cidades paranaenses de Medianeira, Arapongas, Campo Mourão, Goioerê e Loanda.
Ao se pronunciar, o Reitor Carlos Eduardo Garcia enfatizou que a Unipar está ampliando os investimentos na EAD por ser um setor do ensino superior que está progredindo, no Brasil, a passos largos. Acompanhando este ritmo, a Unipar, que já tem sete polos em funcionamento, em Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão (cidades onde possui Câmpus), se empenha na instalação de mais 27; desses, 11 já passaram por avaliação do MEC e começam a ofertar pós-graduação a partir do mês que vem (os cursos de especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior, Gestão de Agronegócios e Gestão de Vendas e Marketing).
Há polo EAD/Unipar em fase de estruturação também no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Santa Catarina. A ideia é alcançar todos os estados brasileiros, afirmou Garcia, agradecendo a confiança dos parceiros: “Podem ter certeza que retribuiremos, porque a Universidade Paranaense sempre primou pela seriedade e pelo compromisso de amplificar, multiplicar seus serviços educacionais, alicerçados na inovação e nos novos paradigmas da sociedade”.
Segundo o Reitor, a Unipar neste novo projeto emprega tecnologia e logística de ponta para que os cursos que oferecidos a distância alcancem a mesma qualidade dos presenciais: “Nossa EAD não teria essa pujança se não fosse isso; esse crescimento que ora estamos projetando vem de sonhos, sim, mas não de sonhos desvairados. Tudo o que fizemos é com muita segurança, fundamentado em políticas assertivas”. E sentenciou: “Queremos ficar, mesmo a distância, presentes na vida de vocês”.
Em seu discurso, a coordenadora geral da EAD/Unipar, professora Ana Cristina Cirino Codato, também ressaltou os predicados da Instituição e lembrou da importância dos investimentos em educação para o país superar a crise: “A educação é o caminho para provocar mudanças sociais; se o Brasil pretende converter-se novamente numa economia estável nos próximos anos, vai precisar formar, mais rapidamente, cidadãos críticos e preparados profissionalmente”.
Por isso, para ela, o otimismo contagia sua equipe: “Independentemente do local de oferta dos nossos cursos, o sucesso da EAD depende do empenho de todos nós. Precisamos acreditar na Unipar e ter orgulho do nosso trabalho para que ele prospere. Temos muito que crescer. Este é mais um momento de desafio, mas de novas e boas oportunidades”.
Na cerimônia de abertura da convenção também discursaram a diretora da Unidade de Paranavaí, professor Edwirge Vieira Franco, que falou sobre a estrutura laboratorial e pedagógica da Unipar; e a coordenadora de expansão da EAD/Unipar, professora Terezinha Aguiar, que apresentou os parceiros.
Fizeram parte da mesa de honra a diretora das bibliotecas da Unipar, Inês Gemelli; a chefe do departamento de pós-graduação EAD/Unipar, Daniela Faria; o coordenador do Núcleo de Cursos da Área de Educação EAD, Heiji Tanaka; o coordenador do Núcleo de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas EAD, Evandro Mendes de Aguiar; a coordenadora do Núcleo de Cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas EAD, Isabel Cristina Gozzer; o coordenador de Inteligência Competitiva da EAD, Helder Machado; o chefe do Departamento de TI da Unipar, Marcelo Minholi; e a secretária acadêmica da EAD, Aline Patrícia da Silva Neto. Visita aos estúdios de gravação de aulas da EAD/Unipar no Câmpus III e à biblioteca central, no Câmpus-Sede, fez parte da programação da convenção.