Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Estudantes de Engenharia Civil criam projetos para reuso da água
Paranavaí: Estudantes de Engenharia Civil criam projetos para reuso da água
Publicado em: 10/09/2015 às 16:30
Maquetes foram apresentadas pelas equipes do primeiro ano aos colegas de curso
Após o belo trabalho realizado no projeto [Consciência]³ - Escassez da Água, que resultou na construção de cubos de madeiras com informações sobre a importância da água em nossa vida, estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, foram desafiados a criar soluções para o reuso de água. Depois de prontos, os projetos e as maquetes foram apresentados pelas equipes aos colegas de curso.
A atividade, pautada na teoria aprendida em sala de aula, envolveu a turma do primeiro ano. Para a coordenadora do curso, professora Edilma Kobayashi, é imprescindível que o Engenheiro Civil tenha consciência das consequências sociais e ambientais do seu trabalho, seja projetando ou construindo.
“Na construção de um loteamento, por exemplo, é de suma importância ele ter conhecimento da disponibilidade de água na região, saber como será todo o gerenciamento dos resíduos gerados, para então estimar o número máximo de habitantes que esse loteamento pode suportar sem prejudicar o abastecimento e o tratamento da água local”, explicou, elogiando o desempenho dos estudantes.
Diante desta preocupação, segundo ela, o curso tem procurado instigar seus acadêmicos acerca da importância de soluções de problemas que afligem a sociedade. “Durante toda a graduação buscamos abordar aspectos sociais, ambientais e morais no desenvolvimento tecnológico da profissão; esse direcionamento é um requisito que cumprimos à risca”, afirmou.
Aliando sustentabilidade e soluções de reaproveitamento e uso consciente da água, o resultado dos projetos superaram as expectativas, com as equipes expressando, revelando criatividade e maturidade a respeito do tema.
“Em atividades como essa estamos a demonstrando a preocupação de formar não só profissionais habilitados e capacitados tecnicamente, mas, principalmente, engenheiros civis conscientes do seu papel no desenvolvimento de uma sociedade cada vez melhor”, defende a professora Michele Barboza dos Santos, que orientou os estudantes.
E pontua: “A disponibilidade da água continua sendo uma das principais preocupações socioambientais do mundo atual; então, é dever do nosso estudante ter a constante preocupação com o equilíbrio ambiental, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida”.