Você está aqui: Notícias > Guaíra: Jornada de Estudos de Enfermagem discute parto humanizado
Guaíra: Jornada de Estudos de Enfermagem discute parto humanizado
Publicado em: 10/09/2015 às 15:20
O assunto foi discutido pela enfermeira obstetra Aline Decari Marchi
Estudantes, professores e profissionais da área se reuniram na 10ª Jornada do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra para debater assuntos emergentes da área. Assim como nos anos anteriores, o evento instigou a visão crítica dos participantes.
Uma das palestras mais aguardadas foi a ministrada pela enfermeira obstetra Aline Decari Marchi, que é egressa da Unipar. Ela falou sobre os cuidados mais importantes que o profissional de Enfermagem deve prestar às gestantes, parturientes, recém-nascidos e seus familiares. Técnicas e demonstrações foram realizadas para melhor entendimento do assunto.
Dando ênfase à necessidade de valorização do parto normal humanizado, pontuou: “Importante questão a ser esclarecida é que o termo ‘Parto humanizado’ não pode ser entendido como um ‘tipo de parto’, onde alguns detalhes externos o definem como tal, como o uso da água ou a posição, a intensidade da luz, a presença do acompanhante ou qualquer outra variável; a humanização do parto é um processo e não um produto que nos é entregue pronto”.
Na avaliação da coordenadora do curso, professora Daniele Garcia, o resultado da Jornada foi de grande valia, com adesão em massa dos estudantes. “Nosso propósito foi trazer assuntos que retratam atuação do Enfermeiro Especialista em Obstetrícia com as quais o enfermeiro poderá optar como área de atuação”.