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Umuarama: Psicologia comemora 25 anos em Jornada Acadêmica
Publicado em: 10/09/2015 às 10:40
Palestras, mesa-redonda, gincana, minicursos e atividades culturais pautaram a semana
Em comemoração aos seus 25 anos de atividades, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu sua 18ª Jornada. O evento também comemorou o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto. Foram cinco dias de muito conhecimento, integração e atualização, com profissionais gabaritados dividindo suas experiências (entre 25 e 28/8).
Com a presença de estudantes, professores e profissionais da área, a Jornada foi aberta pela coordenadora do curso, professora Denielle Barreto. O Reitor Carlos Eduardo Garcia e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Baretta, também se pronunciaram, enaltecendo o trabalho realizado pelo curso nessas duas décadas e meia. Ao longo desses anos, a graduação já colocou no mercado de trabalho em torno de 900 profissionais.
Palestras, mesa-redonda, gincana colaborativa, minicursos e atividades culturais guiaram a semana. Um dos temas discutidos foi ‘Sartre e o uso problemático de drogas’, ministrada pela professora Daniela Schneider, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e docente da pós-graduação em Psicologia Fenomenológica Existencial da Unipar.
Para falar sobre ‘A importância do cuidado na construção dos relacionamentos’ foi convidada a professora Adriana Santos. ‘Sexu...: quando o assunto acontece’ foi o tema proferido por Ana Paula Pulsides. Já a professora Karina Ambrozio debateu sobre ‘A Psicologia e a Política de Assistência Social’. Com as turmas também foi discutido o tema ‘Ciberespaço: Da Psicopatologia às possibilidades para à Saúde dos Jovens. Interrogações Psicanalíticas’, ministrado por Michel Nogara, responsável técnico do CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unipar. Já ‘Travestilidades e inclusão escolar: diálogos’ foi o assunto discutido pela professora Adriana Sales, da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), Câmpus de Rondonópolis.
Na Gincana, o intuito não foi promover disputas entre as equipes, mas atividades voltadas à cooperação, trabalho em equipe e integração das turmas. Divididos em grupos, os alunos das cinco séries foram desafiados nas provas dança do minuê, fuga dos quadrados, centopéia e ponte de corda. “Foi uma momento de proporcionar a interação entre os estudantes, pois muitos não se conheciam”, explica a professora Claudia Lopes Perpetuo, que coordenou a gincana.
“Nossos objetivos foram plenamente alcançados, principalmente em relação à diversidade e amplitude de referências teóricas e abordagens metodológicas na atuação do profissional da psicologia. Também ficamos felizes com o bom desempenho de nossos alunos, que foram participativos em todas as atividades”, destaca a coordenadora do curso, professora Danielle Barreto.