Você está aqui: Notícias > Umuarama: Encomum discute novos rumos do mercado publicitário
Umuarama: Encomum discute novos rumos do mercado publicitário
Publicado em: 04/09/2015 às 16:30
Seguindo o slogan ‘Submeta-se’, a programação incluiu palestras e workshops; mais de cem participaram
Fotografia, redação, marketing político e pesquisa de mercado foram temas priorizados no 16º Encomum (Encontro de Comunicação), evento anual do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, realizado em Umuarama (de 17 a 21/08).
Com o slogan ‘Submeta-se’, o evento se estendeu por três noites de palestras e duas de workshops, que enriqueceram os conhecimentos dos futuros publicitários – cerca de 130 participaram – e expôs o curso para o mercado de trabalho atual.
A organização ficou por conta da professora Ana Ribas e dos estudantes da 4ª série e contou com a supervisão do coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva. “Eu me sinto grato por ter acompanhado de perto todos os preparativos para esse encontro, que foi um dos mais participativos até hoje”, orgulha-se. Ana Ribas também está feliz com os resultados. “A correria da organização valeu a pena ao ver o encontro fazendo sucesso com os acadêmicos”, comentou a professora.
O evento foi aberto com a palestra do fotógrafo Flavio Demarchi, que discutiu teorias para a compreensão do que é a luz, como ela se comporta e qual sua importância para a fotografia publicitária. Formado pela ESPM, especializado em comércio eletrônico em Madrid, Flavio começou a fotografar para ilustrar anúncios que criava durante seu trabalho como diretor de arte em agências em São Paulo. No Encomum, ele também ministrou a ‘Oficina de Produção Fotográfica’.
Workshops compuseram a grade da programação; os temas foram: ‘Pesquisa de Mercado’, com Judite Franklin, que é assessora de marketing político e administrativo; ‘Case Portal Umuarama’, com Guilherme Turcato da Silva, diretor geral das empresas Portal da Cidade e Prestige de Umuarama; ‘Eventos corporativos na gestão do relacionamento com os públicos’, com Viviane Thomas, que atualmente coordena a equipe de marketing do Grupo Morena Rosa e da Moikana.
Em workshops também foram discutidos ‘Criação Vs Mídia’, com os publicitários Leudimila Parcianello e Danilo Braz, que já participaram de campanhas da Unimed Cascavel, Open/Renault, Academia Fitness Center, entre outras; e ‘Redação Publicitária’, com o publicitário Geison Werner, que estuda criação publicitária na Miami Ad School, em Buenos Aires tem o prêmio La Oreja, na categoria FILM, no currículo.
Nas palestras, os temas debatidos foram ‘O poder das redes sociais na construção e manutenção da idolatria’, com o jornalista Arnaldo Reis Junior, que é pós-graduado em Comunicação, Marketing e Negócios e atua hoje com criação de conteúdo, redes sociais, planejamento ações on-line; ‘Mídia no rádio’, com os radialistas José Maria dos Santos e Rodolfo Amado Becker Xavier; e ‘Criatividade e Criação’, com Geison Werner.