Você está aqui: Notícias > Cianorte: 3ª Mostra de Estágio discute tecnologia RFID da Itag
Cianorte: 3ª Mostra de Estágio discute tecnologia RFID da Itag
Publicado em: 04/09/2015 às 16:00
Atividade do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas auxilia calouros e veteranos na escolha do tema para realização do estágio supervisionado
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promoveu no início do mês sua 3ª Mostra de Estágio. A atividade foi marcada por troca de conhecimento e integração entre calouros, veteranos e ex-alunos.
Como nas demais edições, egressos do curso foram convidados para apresentar os trabalhos desenvolvidos durante a graduação e compartilhar suas experiências profissionais.
O centro das discussões foi o estágio desenvolvido em 2012 pelo egresso Júlio Serra, que estudou o RFID, Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification").
“Trata-se de um método de identificação com sinais de rádio que recupera e armazena dados por meio de dispositivos denominados etiquetas RFID; a tecnologia RFID é amplamente utilizada nos pedágios, como o Sem Parar”, explicou Júlio.
Ele apresentou a tecnologia desenvolvida pela empresa Itag Tecnologia, que, em seu quadro de colaboradores, conta com os egressos Júlio e Lucas Marin.
Lucas também foi convidado para palestrar. “A Itag utiliza a tecnologia de RFID para o controle de vestuário e de documentos e atualmente está desenvolvendo protótipos em joias”, disse Lucas, citando nomes de clientes que a empresa assessora.
Um deles é a Brascol (localizada no Brás, em São Paulo), que é o principal e maior cliente e está sendo considerado pelo RFID Journal o segundo maior caso de uso do mundo em quantidade. As indústrias de vestuário APL de Cianorte/PR e Black Bull de Camboriu/SC também fazem parte da lista.
A explanação da dupla foi ilustrada com uma demonstração da utilização da tecnologia. Eles trouxeram equipamentos utilizados para a aplicação de etiquetas RFID, impressoras e leitores, cedidos para o evento pela Itag.
Durante a apresentação, o professor de programação, Claudemir Maciel, auxiliou nas explicações e nos questionamentos.
Para o egresso Júlio, foi uma ótima oportunidade para mostrar o que desenvolveu durante seu estágio: “Essa tecnologia é promissora e o mercado de trabalho é carente de profissionais; foi gratificante poder trazer informações sobre tudo isso para os estudantes”.
“Uma das finalidades da Mostra foi aproximar os calouros dos objetivos do curso e de possíveis futuros nichos de mercado, além de auxiliar os veteranos na escolha do tema para realização das atividades de estágio supervisionado”, explica a coordenadora do curso, professora Sueli Borba.
Ela acrescentou que essa terceira edição da Mostra inovou no tema: “Os alunos puderam observar uma opção diferenciada de tecnologia e sua aplicação, que não é restrita ao desenvolvimento de sistemas; eles ficaram maravilhados com tudo”.