Você está aqui: Notícias > Toledo: Curso de Educação Física completa 15 anos
Toledo: Curso de Educação Física completa 15 anos
Publicado em: 04/09/2015 às 10:20
Nesta sexta-feira, 4, aniversário será comemorado com jantar e baile
O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, está completando 15 anos. Para comemorar a data, a coordenação vai oferecer um jantar seguido de baile para professores, ex-professores e convidados. O evento será nesta sexta-feira, 4, no salão social do Câmpus II, a partir das 21h, com direito a homenagem aos docentes que passaram pela graduação.
O professor Gilberto Carlos Pereira, coordenador do curso, afirma que nestes 15 anos, centenas de profissionais foram diplomados, sendo que a maioria atua em setores como Prefeituras, clubes, escolas e academias, contribuindo para a formação esportiva e a saúde da população. “Entre esses, estão educadores que se destacaram na profissão e hoje trabalham em vários estados brasileiros”.
Ele ressalta que um dos principais projetos do curso é AMA (Atividades Motoras Adaptadas), o qual facilita o acesso de pessoas com deficiência física, visual ou mental à prática de esportes, estimulando com isso a melhora da qualidade de vida, a integração e a socialização.
“O projeto deu tão certo que conta com uma equipe de Handebol em Cadeiras de Rodas e uma de Parabadminton, os dois com destaques em competições nacionais e internacionais. Agora, estamos iniciando uma nova modadelidade, a bocha para tetraplégicos”, comemora.
Para o coordenador, projetos de extensão como estes trazem experiência e uma formação diferenciada para os profissionais que desejam atuar nesta área. “Trabalhar com os deficientes exige conhecimento das suas limitações e potencialidades. Na Unipar, os graduandos adquirem este aprendizado”, destaca.
Com uma estrutura que inclui espaços administrativos, salas de aula, academia de ginástica, ginásio de esportes, piscina olímpica, o curso de Educação Física da Unipar desenvolve ainda outros projetos que beneficiam a comunidade, como o de hidroginástica para idosos, escolinha de ginástica artística e o de acompanhamento de estudantes e seus familiares com sobrepeso e obesidade. Este último conta com parceria dos cursos de Nutrição e Psicologia. “É um projeto novo, mas que com certeza vamos bons frutos”, observa o coordenador, lembrando que a maiorias dos projetos do curso tem apoio da Prefeitura do munícipio, de empresas e órgãos federais.