UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Curso de Educação Física completa 15 anos

Publicado em: 04/09/2015 às 10:20

Nesta sexta-feira, 4, aniversário será comemorado com jantar e baile

Bocha para tetraplégicos é um dos novos projetos desenvolvido pelo curso de Educação Física
Bocha para tetraplégicos é um dos novos projetos desenvolvido pelo curso de Educação Física
Coordenador do curso, professor Gilberto Carlos Pereira
Professor Gilberto(ao centro) com estagiários do curso
Professor Gilberto supervisiona atividade dos estudantes
Estudante orienta aluna na academia de ginástica
Estudante orienta aluna na academia de ginástica

O curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, está completando 15 anos. Para comemorar a data, a coordenação vai oferecer um jantar seguido de baile para professores, ex-professores e convidados. O evento será nesta sexta-feira, 4, no salão social do Câmpus II, a partir das 21h, com direito a homenagem aos docentes que passaram pela graduação.

O professor Gilberto Carlos Pereira, coordenador do curso, afirma que nestes 15 anos, centenas de profissionais foram diplomados, sendo que a maioria atua em setores como Prefeituras, clubes, escolas e academias, contribuindo para a formação esportiva e a saúde da população. “Entre esses, estão educadores que se destacaram na profissão e hoje trabalham em vários estados brasileiros”.

Ele ressalta que um dos principais projetos do curso é AMA (Atividades Motoras Adaptadas), o qual facilita o acesso de pessoas com deficiência física, visual ou mental à prática de esportes, estimulando com isso a melhora da qualidade de vida, a integração e a socialização.

“O projeto deu tão certo que conta com uma equipe de Handebol em Cadeiras de Rodas e uma de Parabadminton, os dois com destaques em competições nacionais e internacionais. Agora, estamos iniciando uma nova modadelidade, a bocha para tetraplégicos”, comemora.

Para o coordenador, projetos de extensão como estes trazem experiência e uma formação diferenciada para os profissionais que desejam atuar nesta área. “Trabalhar com os deficientes exige conhecimento das suas limitações e potencialidades. Na Unipar, os graduandos adquirem este aprendizado”, destaca.

Com uma estrutura que inclui espaços administrativos, salas de aula, academia de ginástica, ginásio de esportes, piscina olímpica, o curso de Educação Física da Unipar desenvolve ainda outros projetos que beneficiam a comunidade, como o de hidroginástica para idosos, escolinha de ginástica artística e o de acompanhamento de estudantes e seus familiares com sobrepeso e obesidade. Este último conta com parceria dos cursos de Nutrição e Psicologia. “É um projeto novo, mas que com certeza vamos bons frutos”, observa o coordenador, lembrando que a maiorias dos projetos do curso tem apoio da Prefeitura do munícipio, de empresas e órgãos federais.

Redes sociais>