Você está aqui: Notícias > Guaíra: Unidade adota aplicativo que beneficiará estudantes surdos
Guaíra: Unidade adota aplicativo que beneficiará estudantes surdos
Publicado em: 03/09/2015 às 15:30
O Hand Talk converte textos, voz e imagens para a linguagem de libras
Visando à melhoria do atendimento ao estudante com alguma deficiência auditiva, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, adotou um aplicativo que facilitará a conversação dos alunos, chamado Hand Talk (Mãos que Falam).
O objetivo do aplicativo é converter imediatamente textos, voz e imagem para a linguagem de libras. “Se o surdo quiser traduzir para libras uma matéria de jornal, por exemplo, ele pode tirar uma foto e acionar o aplicativo, que é programado por um conjunto de mais de 300 palavras”, explica a diretora da Unidade, professora Sandra Takahashi.
Para tornar o aplicativo mais atrativo, os desenvolvedores utilizaram tecnologia 3D e fizeram uma pesquisa de linguagem corporal ao criar Hugo, o boneco virtual que interage com o usuário. O aplicativo possui versões para Android e iOS e está disponível gratuitamente.
Além da solução mobile, a Hand Talk também está desenvolvendo uma versão web, destinada a empresas, que deve traduzir grandes volumes de conteúdos on-line, como portais inteiros.
A diretora ressalta que a iniciativa da Unipar é para proporcionar melhor comunicação entre aluno e Instituição. “Como é de grande a preocupação desta Universidade trabalhar com excelência a inclusão social, vem sendo adotado diversos recursos para possibilitar o bem estar dos alunos”, afirma.
Segundo ela, o aplicativo Hand Talk já está aprovado positivamente pelos estudantes que estão se beneficiando dele.