Você está aqui: Notícias > Umuarama: Unipar sedia 1º Congresso Estadual da Agropecuária
Umuarama: Unipar sedia 1º Congresso Estadual da Agropecuária
Publicado em: 02/09/2015 às 19:00
Evento reuniu cerca de mil participantes, entre agricultores, pecuaristas e lideranças da área
A Assembleia Legislativa, por meio do seu Bloco Parlamentar Agropecuário, e a Universidade Paranaense (UNIPAR), promoveram o I Congresso Estadual da Agropecuária. Além das palestras, do evento também saiu uma carta com as demandas da agricultura e pecuária de toda a região. O documento será encaminhado para autoridades do setor das esferas estadual e federal.
O congresso foi dividido em quatro painéis que trataram de assuntos, como assistência técnica e organização rural, estrutura viária e conservação de solo e água, agroindustrialização e diversificação de produção, acesso à terra e habitação rural. Conforme o deputado estadual Cláudio Palozi, líder do Bloco Agropecuária, o evento se desdobrou ao longo do dia com a discussão das principais demandas do setor agropecuário para médio e longo prazo, abordando temas essenciais para região.
Além de ouvir importantes palestras, os presentes também tiveram a oportunidade de realizar questionamento e sugestões para os organizadores e participantes. “Por isso o nome congressos. Vamos ouvir as pessoas e seus anseios para o desenvolvimento da agricultura regional. Disso sairá uma carta que contará as principais demandas do setor, que encaminharemos para as autoridades estaduais e federais”, informou.
O evento atraiu pessoas ligadas ao setor como produtores rurais, representantes da agricultura familiar, empresários do agronegócio, lideranças do setor agropecuário, estudantes e professores dos cursos de ciências agrárias, representantes de entidades públicas municipais, estaduais e federais, além de representantes de organizações não governamentais.
(Matéria cedida pelo Umuarama Ilustrado)
Parceria da Unipar
A participação de professores e estudantes da Unipar no 1º Congresso Agropecuário – como ouvintes – também foi muito expressiva. Marcaram presença os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária e de mestrado em Ciência Animal e Biotecnologia Aplicada à Agricultura. Nos trabalhos de bastidores, o evento contou com o empenho e a simpatia de um grupo de estudantes de Estética e Cosmética; mais de dez foram escaladas para a recepção.
O diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, se pronunciou na abertura. Representando a Reitoria, ele justificou o interesse da Unipar em ser parceira de um evento de tamanha importância regional. “Desde que se instalou em Umuarama, há mais de 40 anos, a Unipar cumpre sua missão de interagir com as comunidades, colaborando para o desenvolvimento socioeconômico”, disse, elogiando o trabalho da comissão organizadora pelo sucesso de público. E sentenciou: “Que este congresso seja referência no Paraná para os demais que estão sendo agendados”.
As palestras e os debates começaram às 8 da manhã e terminaram às 17h. O prefeito Moacir Silva e o deputado estadual Fernando Scanavaca prestigiaram. O diretor de Assuntos Interinstitucionais da Prefeitura de Umuarama, Sérgio Vercezi Filho, foi o mediador.