UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Abeno: Unipar participa do maior evento do país sobre ensino de Odontologia

Publicado em: 02/09/2015 às 15:50

50ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico aconteceu este ano na cidade de Salvador

Professores Cintia, Flávia e Fabrício com o professor doutor Cipriano Luckesi, educador e cientista social
Professores Cintia, Flávia e Fabrício com a professora doutora Cláudia Maffini Griboski
Coordenadores com a professora doutora Maria Celeste Morita, Presidente da Abeno
Professora Cíntia na apresentação do trabalho acadêmico desenvolvido na Unipar, Câmpus-Sede

Professores do curso de Odontologia da Universidade Paranaense, Unidades de Umuarama e Francisco Beltrão, participaram da 50ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), que aconteceu na cidade de Salvador/BA (de 12 a 14/08).

A Unipar foi representada pelos professores Cíntia Alferes de Araújo, coordenadora do curso de Odontologia da Unidade de Umuarama, Fabrício Paganini, coordenador do curso de Odontologia da Unidade de Francisco Beltrão, e Flávia Ruiz Paganini, coordenadora da Clínica Odontológica e supervisora de Estágios na Unidade de Francisco Beltrão.

Com o tema central “Perspectivas Educacionais - Transformações em Curso”, o evento é considerado o principal momento de discussão do ensino odontológico no Brasil. Na ocasião, o trio da Unipar pôde trocar experiências com professores das principais Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

“Participamos de cursos, reuniões paralelas, conferências, discussões plenárias e assembleia geral, onde foram trabalhados e discutidos os temas de maior relevância, que norteiam os rumos dos cursos de Odontologia diante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) e aos seus órgãos reguladores como Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas/ Ministério da Educação (INEP/MEC)”, conta Paganini.

A conferência de abertura foi um dos pontos altos da reunião, sendo ministrada pelo renomado educador, cientista social e autor de várias obras relacionadas ao ensino/aprendizagem, o professor doutor Cipriano Luckesi, que trabalhou o tema “Paradigmas da Avaliação no Ensino Superior: Larga Escala x Formativa”.

“Também as abordagens e discussões referentes aos estágios supervisionados e a integração do serviço público ao ensino odontológico, e as TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Odontológico) foram momentos importantes durante a programação, pois permitiram uma maior compreensão das inserções destes itens na matriz curricular e da visão dos órgãos reguladores no momento das avaliações”, salienta a professora Flávia.

A professora Cintia ressalta, também, que a divulgação do Documento Orientador de Avaliações de Cursos de Graduação em Odontologia, a avaliação dos resultados do Enade de Odontologia em 2013 e as perspectivas para o Enade 2016 foram amplamente discutidos. Ela diz que isso teve maior relevância com a participação direta e com os esclarecimentos da doutora Cláudia Maffini Griboski, diretora geral de Avaliação do Ensino Superior do INEP/MEC.

“Em sua fala, ela reconheceu a importância da Abeno e suas IES associadas na elaboração destes documentos que visam à melhoria do ensino odontológico no Brasil; o curso de Odontologia é o primeiro a realizar a estruturação deste documento orientador”, acrescenta Paganini.

Segundo ele, os debates mostraram que a Unipar está no caminho certo: “Nossos cursos de Odontologia figuram ao lado de outras grandes universidades do Brasil quando trata da coerência na elaboração da sua matriz curricular e da proposta de ensino de qualidade”.

Sobre isso, atenta para a interação: “Como seguidores das DCN´s, o momento é de reforçar ainda mais a interação do serviço ao ensino, proporcionando novas oportunidades ao acadêmico e ampliando a vivência clínica e social do futuro profissional”.

Além de participar como ouvinte, a professora Cíntia também apresentou o trabalho acadêmico “Grupos Tutoriais de Aprendizagem em Odontologia”, desenvolvido no Câmpus-Sede, em Umuarama. Segundo ela, o objetivo é “planejar e monitorar de maneira estratégica as ações no curso de Odontologia da Unipar/Umuarama, criando mecanismos de ensino que permitam aprimorar as competências e habilidades para formação do cirurgião- dentista, fornecendo-lhe a estrutura base para este fim e especificamente apresentar mecanismos de melhorias de aprendizado”.

Redes sociais>