Você está aqui: Notícias > Umuarama: Reitor da Unipar recebe Reitor da Unifec, Valmor Bolan
Umuarama: Reitor da Unipar recebe Reitor da Unifec, Valmor Bolan
Publicado em: 26/08/2015 às 17:05
Durante o encontro, a conversa girou nas esferas educacional, política e cultural
O sociólogo que tem fama de ser “um incansável estudioso dos problemas brasileiros”, Valmor Bolon, passou por Umuarama e fez questão de fazer uma visita de cortesia ao reitor da Universidade Paranaense – Unipar, Carlos Eduardo Garcia. Uma conversa informal, envolvendo assuntos educacionais, políticos e sociológicos, prevaleceu no encontro.
Doutor em Sociologia, Bolan é reitor da Unifec (Universidade de Formação, Educação e Cultura), professor da UnG (Universidade de Guarulhos) e escritor; ele presenteou Garcia com seu livro ‘Brasil: Vocação humanista, democrática e plurirracial’, lançado recentemente como projeto editorial da UnG. Na obra, dirigida a jovens, ele fala de identidade nacional, fome, analfabetismo, inflação e ineficiências do Estado no combate e solução dos problemas nacionais.
Falou bastante também de sua atuação em cargos públicos, na política (foi candidato a prefeito de São Paulo), no rádio (tem programa) e de outros tantos trabalhos que desenvolveu, no âmbito da pesquisa, de expressão internacional.
Cheio de entusiasmo e nostálgico, lembrou as vezes anteriores que veio à Unipar, na condição de avaliador de cursos de ensino superior do MEC. Isso aconteceu há mais de vinte anos, quando participou do processo de instalação dos cursos de Ciências Biológicas e Psicologia.
Relembrando detalhes dessas duas experiências, elogiou o progresso da Unipar e a competência e seriedade dos fundadores, o casal Neiva e Cândido Garcia. “Posso assegurar que eles formam o casal que mais deu certo, no Brasil, na gestão de uma escola de ensino particular; cada um na sua área, ele na administrativa, ela na acadêmica, sem dúvida marcam a história do Brasil nessa questão”, disse, ressaltando o fato de conhecer os gestores da maioria das principais IES privadas do País.
O reitor da Unipar disse ter ficado lisonjeado com a visita e os elogios. “Além de um grande amigo, Bolan é um grande incentivador de projetos que priorizam o debate franco em relação às crises de valores e a vocação do povo brasileiro; um estudioso que faz a diferença na produção e difusão de conhecimentos que prezam por um Brasil melhor, mais fraterno e mais promissor”, argumentou Garcia.
Ele também exaltou a vivacidade de Bolan: “Essa euforia, essa paixão que ele demonstra por tudo o que faz tem um valor inestimável”.