Você está aqui: Notícias > Umuarama: Calouros começam a gravação do tradicional Festival de Monólogos
Umuarama: Calouros começam a gravação do tradicional Festival de Monólogos
Publicado em: 20/08/2015 às 15:40
Há onze anos o curso de Publicidade e Propaganda realiza o projeto que instiga as competências e o talento dos novos estudantes
Tradicionalmente, os calouros do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, são desafiados a explorar toda sua criatividade e interpretação em várias atividades. Uma das mais esperadas é o ‘Festival de Monólogos’. Realizado há onze anos, marca a entrada dos calouros no curso. Este ano, 48 foram gravados e serão exibidos em setembro.
O evento integra as disciplinas de Língua Portuguesa, da 1ª série, ministrada pela professora doutora Sônia Moro, e de Linguagem de Som e Imagem, da 2ª série, do coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva.
“A atividade tem por objetivo o desenvolvimento da prática dos conceitos que são estudados na teoria, além de propor a interdisciplinaridade e o entendimento de como funcionam as matrizes da linguagem: texto, imagem e som”, ressalta Rodrigo.
O calouro Alessandro Manzotti diz que se empolgou com a experiência. Ele comenta que a parte mais calma foi durante o desenvolver do texto: “Eu deixava as ideias fluírem e colocava no papel; a ajuda da professora Sônia e o apoio dos outros acadêmicos foram essenciais para dar sequência ao trabalho”.
Alessandro ressalta ainda a importância dessa atividade para exercitar nossas habilidades de comunicação em público: “É óbvio que aprender a se portar diante das câmeras é o nosso grande primeiro passo; ela exige bastante da nossa autoconfiança e isso nos leva a uma maior facilidade de expressão; a famosa vergonha fica de lado nessas horas”.
Da construção dos personagens à gravação, tudo é acompanhado de perto pelos professores e estudantes da 2ª série. “Os outros alunos fazem o papel do diretor: eles auxiliam os calouros durante todo o processo, desde a elaboração do texto até a gravação; assim, nessa interação, há uma importante troca de conhecimentos e um aprendizado a mais, o de trabalhar em equipe”, enfatiza o professor Rodrigo.
Lillian Mayra foi a diretora do Alessandro: “Quando soube que seria diretora fiquei muito feliz, porque, além de ser uma chance de colocar em prática as teorias recebidas nas aulas que tivemos, iria conhecer mais os calouros”.
Porém, isso também despertou preocupação: “Tinha receio de não ser uma boa diretora, de não poder dar o apoio necessário, de deixar o acadêmico muito nervoso e inseguro. Mas, pelo o contrário, o Alessandro foi supersimpático e prestativo; ele sabia muito bem o que queria. O ensaio foi uma das partes mais importantes, onde corrigimos alguns detalhes e mostramos a ele como é tranquilo e divertido. No final, foi uma ótima experiência”.
Este ano, uma semana foi demandada para as gravações. A exibição será no telão do auditório do Câmpus 3, durante a 1ª Jornada do Audiovisual, programada para a noite de 28 de setembro.