Você está aqui: Notícias > Toledo: Estudantes desenvolvem óculos para deficientes visuais
Toledo: Estudantes desenvolvem óculos para deficientes visuais
Publicado em: 19/08/2015 às 18:00
Criado por equipe de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, dispositivo que emite sons e indica presença de objetos irá auxiliar na locomoção da pessoa
A Universidade Paranaense – Unipar incentiva seus estudantes a desenvolver projetos que agregam benefícios à comunidade e dão valor para suas carreiras. Com essa premissa, na Unidade de Toledo, estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolvem óculos para deficientes visuais. O acessório emite sons e indica presença de objetos.
O idealizador da ideia foi o estudante Valdecir Ramos Ribeiro Sutil: “Participei de um curso de automação aqui mesmo na Unipar e me despertou o interesse de criar um dispositivo que melhorasse a qualidade de vida das pessoas”, conta. Com a ideia na cabeça, apresentou o projeto a mais dois amigos, Vinicius Debus e Alexandro de Oliveira Lima, que auxiliaram no desenvolver dos óculos.
O professor Jamerson Maia é quem supervisiona o projeto. “O objetivo deles com o óculos é facilitar a movimentação da pessoa com deficiência visual dentro de ambientes fechados, indicando, através de som, a aproximação do indivíduo ao obstáculo à frente”, explica o professor.
O projeto está em fase final, mas ainda não pode ser lançado no mercado. “Precisamos de uma autorização para poder realizar mais pesquisas e testar em pessoas que realmente são cegas”, explica Vinicius.
“Faltam muitos detalhes para serem solucionados, mas a intenção é continuar o projeto fora do ambiente acadêmico para um dia, quem sabe, conseguirmos apresentá-lo no mercado”, ressalta Valdecir.