Cascavel: Cursos de Arquitetura e Engenharia realizam Fórum Pedagógico
Publicado em: 18/08/2015 às 16:40
Relacionamento interpessoal, identidade vocacional e mercado de trabalho foram assuntos discutidos; Fórum de Egressos integrou pauta
Uma parceria que combina arte, criatividade e reflexão. Esse é o encontro dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, que têm desenvolvido constantes atividades. Neste início de semestre, realizaram em conjunto mais um Fórum Pedagógico, a 12ª edição de Arquitetura e Urbanismo, e a 6ª de Engenharia Civil. E pela primeira vez, o Fórum de Egressos, 9ª e 1ª edição, respectivamente.
Os eventos interligaram os temas ‘Vivencias acadêmicas e o ensino superior’. O intuito foi propor uma reflexão entre o corpo acadêmico e docente sobre os aspectos de desenvolvimento que perpassam tarefas relacionadas com quatro domínios principais: acadêmico, social, pessoal e vocacional.
O coordenador do curso de Arquitetura, professor Emerson Santos, explica que foi um momento ímpar para se debater as adaptações constantes aos novos ritmos e estratégias de aprendizagem, além de fomentar o desenvolvimento de padrões para um relacionamento interpessoal mais maduro, na relação com a família, com os professores e colegas, com o sexo oposto e com as figuras de autoridade.
O encontro também teve como foco a consolidação da autonomia, reforço do sentido de identidade e do sentido da vida, desenvolvimento da autoestima, um maior conhecimento de si e uma perspectiva personalizada do mundo. As discussões em pauta, apresentadas por professores da casa, visaram também o desenvolvimento de uma identidade vocacional, onde os processos de tomada de decisão, exploração e compromisso com um projeto de carreira e de vida merecem particular destaque.
Já o Fórum de Egressos tem como proposta mostrar aos acadêmicos a realidade da vida profissional através das experiências de egressos dos cursos, enfocando as necessidades de mercado na região e suas particularidades, para que os acadêmicos sejam encorajados a buscar embasamentos e uma educação continuada como forma de aprimoramento dos conteúdos repassados na Universidade.
Destas discussões sobre os campos de trabalho ofertados participaram os ex-alunos André Luiz Adami e Candido Tomazoni Coreia, da Engenharia, e Bruno Carvalho e Maycon Meyer, da Arquitetura. Na mesa redonda, os professores também compartilharam suas experiências quanto aos anos de graduação e à profissão.