Toledo: Projetos com apoio da Unipar são premiados em Congresso Nacional
Publicado em: 18/08/2015 às 15:30
Realizada pelo curso de Farmácia, pesquisa incentiva pacientes do SUS no uso de plantas medicinais e fitoterápicos
Dois projetos desenvolvidos na área de plantas medicinais na região de abrangência da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Toledo, foram premiados no 31° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Brasília/DF, de 6 a 8 de agosto. Dos mais de 240 trabalhos apresentados no evento, as duas pesquisas foram premiadas entre as melhores experiências de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde. Desenvolvidos nos municípios de Vera Cruz do Oeste e Pato Bragado, fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde de implantar a Fitoterapia e o uso de plantas medicinais na atenção à saúde.
Além de beneficiar os usuários do SUS, com novas opções terapêuticas, as pesquisas também contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva de plantas medicinais. Os dois trabalhos são desenvolvidos pelos municípios com apoio de diversos órgãos, entre eles a Unipar, a Itaipu Binacional e a Sustentec Produtores Associados. Pela Unipar, o apoio é por meio do curso de Farmácia, que participa ativamente deste processo a partir de várias atividades curriculares e extracurriculares. Desde 2001, a graduação possui um projeto de extensão que capacita profissionais de saúde e busca sensibilizar a comunidade quanto ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.
Nos dois municípios, destaca-se a participação de egressos do curso de Farmácia no desenvolvimento das atividades dos projetos. Em Vera Cruz do Oeste, o atual secretário de Saúde é o ex-aluno Enio Alceu Fritschi, um dos coautores do trabalho juntamente com os demais profissionais da equipe, Adriana dos Santos Cavalli e Marcelo da Silva Carvalho. Já em Pato Bragado, as ex-alunas Claudete Teresinha Specht e Sara Regina Werich fazem parte do Departamento de Assistência Farmacêutica do município e foram coautoras do trabalho apresentado. Nas duas cidades, a capacitação dos profissionais de saúde foi realizada pelos professores Euclides Lara Cardozo Junior e Juliana Cristina Friedrich, ambos do curso da Unipar.
As duas premiações, segundo o professor Euclides, que participou em Brasília do evento ao lado da secretária de Saúde de Pato Bragado, Marciane Specht, demonstram a importância do projeto de extensão na melhoria da qualidade de vida da população e a inserção da Universidade ao trazer soluções para os problemas regionais.
“Esse prêmio traduz o reconhecimento nacional de atividades que podem trazer qualidade de vida para a população, pois a fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço dentro do sistema formal de saúde, sendo praticada pelos profissionais com todo o respaldo científico, atraindo resultados significativos no tratamento dos pacientes”, destaca o docente.
Segundo ele, no município de Pato Bragado foi possível observar a melhora do quadro clínico de pacientes dos grupos de hipertensão, diabetes e saúde mental que usaram os medicamentos fitoterápicos. “Nosso projeto terá continuidade apoiando estes e os demais municípios da região, para que a fitoterapia seja utilizada como uma prática segura e eficaz na população atendida pelo SUS”, ressalta.