Você está aqui: Notícias > Umuarama: Projeto social de Odontologia atende crianças em Casa de Apoio, no Panorama
Umuarama: Projeto social de Odontologia atende crianças em Casa de Apoio, no Panorama
Publicado em: 14/08/2015 às 16:00
Na Pequenos Artistas de Jesus, estudantes fizeram triagem e cadastro para atendimento na clínica da Unipar
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade Umuarama, está sempre aberta para novos projetos que ajudam a comunidade, prestando serviços humanitários voltados à melhoria da qualidade de vida de todos. Um, entre vários exemplos, foi realizado pelo curso de Odontologia, recentemente.
Uma equipe do 3º ano do curso foi escalada para avaliação da saúde bucal das crianças atendidas na Casa de Apoio Pequenos Artistas de Jesus. A triagem foi a primeira de uma série de ações do projeto.
A principal prevê assistência às crianças e adolescentes que não podem pagar uma consulta ou tratamento odontológico adequado. Todos que necessitam de tratamento foram cadastrados para receber atendimento na Clínica Odontológica do curso, no Câmpus-Sede.
Na entidade, a equipe dos futuros cirurgiões-dentistas também orientou sobre os cuidados diários necessários para manter a saúde bucal pós-tratamento.
O projeto é coordenado pela professora Vanessa Rodrigues, que leciona a matéria ‘Saúde Coletiva’. Segunda ela, o objetivo era fazer com que as teorias aprendidas em sala de aula fossem colocadas em prática. “Tudo foi feito pensando em demonstrar aos acadêmicos princípios básicos da atenção em saúde pública”, enfatiza. E acrescenta: “A experiência valeu também para um melhor entendimento em relação às regras de trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, compartilhar solidariedade”.
A coordenadora da Casa de Apoio, Silvia Ribeiro, diz que esse apoio foi muito importante: “Acreditamos que toda ação vinda dos acadêmicos dos cursos de graduação da Unipar, que são várias, ajuda na formação dos pequenos para uma vida adulta de sucesso profissional; digo isso porque os universitários não prestam simplesmente um atendimento técnico, mas também repassam orientações, relacionando sempre saúde e educação e, além disso, trazem muito carinho”.
Quanto a carinho, a estudante de Odontologia Fernanda Feroldi, que participou da triagem, observa: “O projeto proporciona o sorriso verdadeiro e sincero e isso é uma das maiores vantagens do trabalho social que realizamos”.