Paranavaí: Agronegócio investe em projeto para reaproveitamento de lixo
Publicado em: 22/06/2010 às 17:00
Projeto de extensão iniciou suas atividades com visita técnica ao aterro sanitário da cidade. Objetivo é conscientizar os estudantes da importância da economia de recursos naturais
O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, iniciou as atividades do projeto de extensão universitária ‘Aprendendo com o lixo’. Alunos e professores do curso realizaram visita ao aterro sanitário da cidade e à Cooperativa dos Catadores de Lixo de Paranavaí – Coopervai (em 19/6).
O objetivo da visita, segundo o coordenador, professor João Álvaro Esquivel Silveira, foi conhecer a destinação e o tratamento que recebe o lixo urbano recolhido. “Tomamos ciência de que Paranavaí produz em média 55 toneladas de lixo por dia, através da pesagem sistemática de todas as cargas lá depositadas. Outra constatação foi a de que um volume considerável de materiais recicláveis continuam sendo enviados ao aterro junto com o lixo doméstico, ou seja, ainda há muitas famílias que não separam”, destaca o professor.
O projeto em desenvolvimento objetiva conscientizar os estudantes sobre a importância da economia dos recursos naturais, do reaproveitamento de materiais e redução do volume de lixo destinado ao aterro, propondo formas de utilização e desenvolvimento de novos produtos. “Prevê ainda, estimular cidadãos a empreender, utilizando materiais encontrados no lixo, oferecendo oficinas aos interessados”, salienta.
Os materiais recolhidos estão sendo reutilizados na confecção de itens decorativos e de atividades domésticas. Aventais, capas para máquina de lavar roupas, capas para botijão de gás, sapateiras, bolsas retornáveis, entre outros, foram criados com a reutilização de lonas plásticas (faixas e banners).
Filtros de café usados também foram reutilizados na decoração de outros materiais recicláveis como vidros, madeiras, isopor, tetrapak, papelão e outros materiais, transformados em lixeiras, porta-vassoura, guarda-espetos e fruteiras.
“O projeto disponibiliza para entidades interessadas a realização gratuita de oficinas para a aprendizagem do reaproveitamento destes materiais”, avisa o professor. Para saber mais sobre o projeto é só ligar no telefone (44) 3421-4000 ou enviar e-mail para joaoalvaro@unipar.br.