UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Agronegócio investe em projeto para reaproveitamento de lixo

Publicado em: 22/06/2010 às 17:00

Projeto de extensão iniciou suas atividades com visita técnica ao aterro sanitário da cidade. Objetivo é conscientizar os estudantes da importância da economia de recursos naturais

Peças decoradas com filtros de café usados
Grupo durante visita técnica ao aterro da cidade
Grupo em visita técnica ao aterro da cidade

O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Paranavaí, iniciou as atividades do projeto de extensão universitária ‘Aprendendo com o lixo’. Alunos e professores do curso realizaram visita ao aterro sanitário da cidade e à Cooperativa dos Catadores de Lixo de Paranavaí – Coopervai (em 19/6).

O objetivo da visita, segundo o coordenador, professor João Álvaro Esquivel Silveira, foi conhecer a destinação e o tratamento que recebe o lixo urbano recolhido. “Tomamos ciência de que Paranavaí produz em média 55 toneladas de lixo por dia, através da pesagem sistemática de todas as cargas lá depositadas. Outra constatação foi a de que um volume considerável de materiais recicláveis continuam sendo enviados ao aterro junto com o lixo doméstico, ou seja, ainda há muitas famílias que não separam”, destaca o professor.

O projeto em desenvolvimento objetiva conscientizar os estudantes sobre a importância da economia dos recursos naturais, do reaproveitamento de materiais e redução do volume de lixo destinado ao aterro, propondo formas de utilização e desenvolvimento de novos produtos. “Prevê ainda, estimular cidadãos a empreender, utilizando materiais encontrados no lixo, oferecendo oficinas aos interessados”, salienta.

Os materiais recolhidos estão sendo reutilizados na confecção de itens decorativos e de atividades domésticas. Aventais, capas para máquina de lavar roupas, capas para botijão de gás, sapateiras, bolsas retornáveis, entre outros, foram criados com a reutilização de lonas plásticas (faixas e banners).

Filtros de café usados também foram reutilizados na decoração de outros materiais recicláveis como vidros, madeiras, isopor, tetrapak, papelão e outros materiais, transformados em lixeiras, porta-vassoura, guarda-espetos e fruteiras.

“O projeto disponibiliza para entidades interessadas a realização gratuita de oficinas para a aprendizagem do reaproveitamento destes materiais”, avisa o professor. Para saber mais sobre o projeto é só ligar no telefone (44) 3421-4000 ou enviar e-mail para joaoalvaro@unipar.br.

Redes sociais>