Você está aqui: Notícias > Cascavel: Palestra em celebração ao Dia do Motociclista foca responsabilidade
Cascavel: Palestra em celebração ao Dia do Motociclista foca responsabilidade
Publicado em: 07/08/2015 às 15:04
Atividade teve como foco a conscientização e prudência no trânsito; universitários lotaram o auditório
A Universidade Paranaense – Unipar foi parceira do Cotrans (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito) de Cascavel no evento promovido nesta semana, em alusão ao Dia do Motociclista (27/7). Duas palestras educativas foram realizadas no auditório da Unipar, reunindo acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Enfermagem e Psicologia.
Um dos temas discutidos foi sobre o Comitê de Trânsito e Acidentes de Trânsito em Cascavel, pelo capitão Amarildo Roberto Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros, também coordenador do Cotrans. Outro assunto, Trânsito com Responsabilidade, foi abordado pelo policial rodoviário federal Félix Ribeiro da Silva, que também é membro do Cotrans.
De acordo com pesquisas apresentadas pelos órgãos de trânsito, a quantidade de acidentes de trânsito cresceu nos últimos anos no Brasil em decorrência do aumento significativo da frota e fluxo de veículos, da imprudência, imperícia e descaso dos motoristas para com as leis de trânsito e fatores como ações por parte do condutor, condições mecânicas do veículo, características da rodovia e do clima.
Já o crescimento da mortalidade por acidentes de trânsito, envolvendo motociclistas, decorre do aumento da frota de motocicletas, das dificuldades de mobilidade urbana, especialmente nas grandes cidades, aliados à falta de equipamentos, ao uso de álcool e drogas, dentre outros fatores.