UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cabide Solidário: Mais de três mil peças de roupas são distribuídas em Cascavel

Publicado em: 06/08/2015 às 16:04

Do Brasil para o Oeste do Paraná; pelo 2º ano, campanha realizada pela pós-graduação em Design e Produção de Moda é sucesso

Peças para doação foram dispostas em araras e mesas
Campanha distribui roupas, sapatos, cobertores e acessórios
Campanha distribui roupas, sapatos, cobertores e acessórios
Peças para doação foram dispostas em araras e mesas
Professora Sabrine Bilibio, o coordenador do Piae, Renato Domingues, e pós-graduandas
Professora Sabrine Bilibio, o coordenador do Piae, Renato Domingues, e pós-graduandas
População de Cascavel tem Cabide Solidário

A Universidade Paranaense – Unipar realizou, em mais um ano consecutivo, a campanha ‘Cabide Solidário’ em Cascavel. Aquecer a quem tem frio é a proposta da turma de pós-graduação em Design e Produção de Moda, que arrecadou e distribuiu mais de três mil peças de roupas à população carente. Evento foi realizado em parceria com o Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e o Prove (Programa de Valorização da Educação), no calçadão de Cascavel.

Como nas lojas, as peças foram dispostas em araras e mesas. Foram doadas roupas de inverno e verão, femininas, masculinas e infantis, além de sapatos, cobertores e acessórios - chapéus, gorros, cachecóis e luvas. Algumas das peças são novas, com pequenos defeitos de fábrica, como calças jeans, calças legging, bermudas e roupas de bebê.

A campanha foi encabeçada na disciplina de Eventos voltados à moda, ministrada pela professora Sabrine Bilibio, possibilitando vivenciar o planejamento, a organização e execução de um evento. Os acadêmicos puderam decidir em sala qual evento queriam fazer e, devido ao sucesso do primeiro Cabide Solidário, optaram por realizar a segunda edição, reforçados ainda pelos relatos de experiência da turma anterior.

A docente destaca que o planejamento e a organização iniciam na aula do primeiro módulo: “Os alunos foram divididos em grupos, como se fizessem parte de uma empresa de organização de eventos, atuando em seis áreas: Comunicação, Logística, Financeiro, Cerimonial e Protocolo, Patrocínio e Apoio e Programação. E a dedicação surpreendeu”.

Segundo alguns estudantes, a pretensão é realizar o evento no próximo ano, pela sensação de participar de um gesto solidário, que leva a quem mais precisa não só roupas, mas carinho e atenção. “É gratificante ver a animação, a proatividade, a simpatia, o respeito e o carinho dos alunos durante todo o processo do evento, da separação das roupas por categorias à montagem de looks e disposição nos cabides”, enaltece Sabrine.

Além da campanha no centro da cidade, a equipe percorreu também regiões que são frequentadas por moradores de rua, para a destruição dos cabides; outra população contemplada foi a do Albergue Noturno André Luiz. Contudo, foram arrecadadas muito mais peças femininas do que masculinas e, o intuito, se houver uma terceira edição, é incentivar mais homens à doação, tendo em vista que a maioria dos moradores de rua é homem.

Redes sociais>