UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

F Beltrão: Coordenador de Ciências Contábeis ministra workshop sobre tributação

Publicado em: 28/07/2015 às 15:30

Na Convenção da Cacispar, Idair Marcello falou sobre as ferramentas de fiscalização que estão sendo adotadas pelo fisco brasileiro

Professor Idair Marcello também fala sobre os avanços dos SPED'S (Sistema Público de Escrituração Digital)
Professor Idair Marcello também fala sobre os avanços dos SPED'S (Sistema Público de Escrituração Digital)
Mais de 400 pessoas participam da Convenção

O professor Idair Marcello, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, ministrou um workshop sobre tributação durante a 13ª Convenção Empresarial da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná). Com o tema ‘O momento econômico e sua empresa: Crise ou oportunidade?’, evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre empresários e representantes de associações comerciais de 25 municípios da região (em 15/07).

Marcello falou sobre as recentes atualizações no campo tributário, como as ferramentas que o fisco possui para monitorar os contribuintes. Segundo ele, a Receita Federal conta com o T-Rex, um supercomputador que leva o nome do devastador Tiranossauro Rex, e o software Harpia, ave de rapina mais poderosa do país, que teria até a capacidade de aprender com o “comportamento” dos contribuintes para detectar irregularidades.

O Banco Central por sua vez possui o Hal, um supercomputador instalado especialmente para reunir, atualizar e fiscalizar todas as contas bancárias das instituições financeiras instaladas no país. O nome Hal foi adotado em homenagem ao mais famoso cérebro eletrônico da ficção, imortalizado no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

O docente explica que a primeira carga de informações que o computador recebeu durou quatro dias. Ao final do processo, ele havia criado nada menos que 150 milhões de diferentes pastas – uma para cada correntista do país –, interligadas por CPFs e CNPJs aos nomes dos titulares e de seus procuradores.

“Só há dois sistemas parecidos no planeta. Um está na Alemanha, o outro na França, mas ambos são inferiores ao brasileiro”, enfatizou, ressaltando ainda sobre os avanços dos SPED'S (Sistema Público de Escrituração Digital). “Esse sistema resultou na Nota Fiscal de Consumidor, que também adentrará ao mundo digital com a criação da NFC-e”.

Também informou que a Nota Fiscal Paranaense será lançada no próximo dia 1º de agosto. “A partir daí teremos vários benefícios, como a redução da carga tributária para o consumidor, redução do comércio informal, combate à sonegação fiscal e o aumento da arrecadação do comércio varejista”. Além de tributação, investimento, mercado e clientes foram outros assuntos discutidos na Convenção.

Crédito fotos: Rafael Mello

Redes sociais>